Guia do Oscar: tudo o que você precisa saber sobre as mulheres indicadas

Setenta e duas mulheres estão indicadas em 19 categorias da 93ª edição do Oscar, que ocorre na noite deste domingo (25). O Mulher no Cinema começa a cobertura a partir das 19h, com comentários em tempo real no Twitter e destaques publicados no site, no Facebook e no Instagram.

A edição deste ano já é histórica: pela primeira vez em 93 anos, mais de uma mulher vai disputar o prêmio de direção – e uma delas, Chloé Zhao, é considerada a favorita. Além disso, é recorde o número de pessoas não brancas (nove) entre os 20 atores e atrizes indicados, assim como também nunca houve tantas mulheres concorrendo a uma estatueta na mesma noite. 

Leia também: Como assistir aos filmes indicados ao Oscar 2021
Saiba mais: Veja todas as mulheres que já disputaram o Oscar de direção
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Como Zhao, Emerald Fennell e Frances McDormand disputam mais de um prêmio, há um total de 78 indicações para profissionais femininas, um número bastante superior ao do ano passado, quando foram 68 indicações. Aliás, só há duas categorias mistas em que todos os concorrentes são homens: trilha sonora original e direção de fotografia – esta última, vale lembrar, só indicou uma mulher pela primeira e única vez em 2018.

A edição deste ano também é sem precedentes dado o impacto da pandemia na indústria cinematográfica. Com cinemas fechados em grande parte do mundo durante quase todo o ano passado, muitos lançamentos foram adiados ou feitos diretamente nas plataformas digitais. Isso levou o Oscar a aceitar, excepcionalmente, a inscrição de filmes que não passaram pelas salas, e também tirou os blockbusters da jogada, já que muitos estúdios preferiram esperar a normalização das atividades (e a próxima temporada de prêmios). A própria cerimônia será como nunca foi: presencial, mas com distanciamento social e em mais de um local.

Nomadland, de Chloé Zhao, é o favorito ao prêmio de melhor filme e pode ser tornar apenas o segundo longa dirigido por uma mulher a triunfar na categoria. Bela Vingança, de Emerald Fennell, também está na disputa, e filmes dirigidos por mulheres concorrem nas categorias de documentário e filme internacional, além das três categorias de curta-metragem.

Ainda falando sobre recordes, Viola Davis tornou-se a atriz negra com mais indicações ao Oscar e vai concorrer pela quarta vez, agora por A Voz Suprema do Blues, filme que também fez de Jamika Wilson e Mia Neal as primeiras mulheres negras a disputarem na categoria de cabelo e maquiagem. Destaque de Minari, Youn Yuh-Jung tornou-se a primeira atriz sul-coreana a concorrer, enquanto Frances McDormand recebeu uma dupla indicação inédita: é a primeira mulher a disputar como atriz e produtora pelo mesmo filme.

Nas últimas semanas, o Mulher no Cinema publicou, diariamente, breves perfis das indicadas ao Oscar. Agora, reunimos todas as informações em um só lugar – este super guia com tudo que você precisa saber para celebrar as mulheres que estão na disputa pelo prêmio máximo de Hollywood.

Conheça as mulheres indicadas ao Oscar 2021:

  • Montagem – 1 mulher entre 5 indicados
  • Figurino –  4 mulheres entre 5 indicados
  • Som – 2 mulher entre 19 indicados

+

Categorias sem mulheres indicadas:

  • Direção de fotografia – 0 mulheres entre 5 indicados
  • Trilha sonora – 0 mulheres entre 13 indicados

Luísa Pécora é jornalista, criadora e editora do Mulher no Cinema

* Foram considerados os indivíduos creditados como indicados ao Oscar no site da Academia, com exceção da categoria filme internacional. Neste caso, a Academia considera apenas o país e não credita nenhum indivíduo; o Mulher no Cinema, porém, considerou as diretoras.

Top