Mulher no Cinema é um site que celebra o trabalho das mulheres nas telas.

Foi criado em 2015 e é escrito pela jornalista Luísa Pécora.

A desigualdade de gênero no cinema, especialmente por trás das câmeras, é realidade em diferentes cinematografias. Só 16% dos filmes brasileiros lançados nos cinemas em 2017 foram dirigidos exclusivamente por mulheres – nenhuma delas negra. Em 93 anos de Oscar, apenas três mulheres ganharam o prêmio de direção. Criado em 1946, o Festival de Cannes só premiou três diretoras com a Palma de Ouro. Estudos apontam que personagens femininas em geral têm menos falas e mais cenas de nudez do que personagens masculinos. Halle Berry continua sendo a única mulher negra a ganhar o Oscar de melhor atriz e Viola Davis e Zendaya, as únicas a ganharem o Emmy de atriz de drama. Da mesma forma, no cinema brasileiro mulheres negras são o grupo menos representado em frente e por trás das câmeras.

Dados como esses levaram à criação do Mulher no Cinema, que divulga e discute o trabalho das profissionais da indústria cinematográfica, publicando entrevistas, vídeos, críticas e pesquisas, além de reunir as principais notícias sobre o assunto. O objetivo é tanto dar espaço às mulheres que fazem cinema quanto colocar o público em contato com o trabalho delas.

Seja apoiadora ou apoiador do site e acesse conteúdos exclusivos

Luísa Pécora é jornalista, criadora e editora do site Mulher no Cinema. Passou pelo portal iG e pela revista Cult, foi editora do catálogo da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e colaborou para publicações como Folha de S. Paulo, Playbo, Filme B, Gol, FilmMakerGetúlio e Diálogos&Debates, entre outras. É uma das fundadoras da organização sem fins lucrativos Quero na Escola, que apoia estudantes da rede pública em todo o Brasil, e integra o Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema. Contato por email: contato@mulhernocinema.com

Top