*

Atenção: Devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), todos os cursos previstos para os meses de abril e maio foram cancelados, incluindo os que aconteceriam em Indaiatuba (SP) e Fortaleza (CE). Novas datas serão anunciadas assim que possível.

*

As jornalistas Luísa Pécora, do Mulher no Cinema, e Joyce Pais, do Cinemascope, se uniram para criar o curso Mulheres no Cinema, um panorama histórico do trabalho das mulheres na direção desde o cinema mudo até o contemporâneo. Também ministrado pelas jornalistas, o curso já realizou duas edições completas em São Paulo (SP), e uma versão pocket no Rio de Janeiro (RJ).

Em São Paulo (SP), o curso é composto por 16 encontros, que representam carga horária de 48 horas. As aulas abordam a obra de cineastas de diferentes épocas, países e estilos, incluindo Alice Guy-Blaché (1873-1968), Lotte Reiniger (1899-1981), Maya Deren (1917-1961), Agnès Varda (1928-2019), Chantal Akerman (1950-2015), Helena Solberg, Ana Carolina, Kathryn Bigelow e Ava DuVernay. 

 

Leia alguns depoimentos de quem fez o curso:

“Fiz faculdade de cinema, estudei os irmãos Lumière, Thomas Edison, Edwin S. Porter, os primeiros filmes do Meliès, mas NUNCA tinha ouvido falar em Alice Guy-Blaché até pouco tempo atrás. Agora estou fazendo um curso maravilhoso, que recomendo pra todo mundo que gosta de cinema, que gosta de arte, que gosta de cultura. São muitas histórias de mulheres cineastas como Alice Guy-Blaché.”
Marina Person, cineasta e apresentadora

“Sempre adorei cinema e me considerei uma pessoa engajada no direito das mulheres. Mesmo assim, não tinha ideia da história das mulheres do cinema e, principalmente, não prestava atenção ao fato de que a grande maioria dos filmes que eu mais gostava eram dirigidos por homens. Depois do curso, consegui aliar meu lado cinéfilo com o feminista para, além de buscar assistir a mais filmes com mulheres na direção, compreender a importância das mulheres no cinema.”
– Yasmin Pestana, defensora pública

“Me surpreendi com muitas das histórias contadas e dos filmes exibidos. Esses encontros são momentos para descobrir, relembrar e festejar o trabalho de diretoras dos mais diversos estilos. Debater sobre cinema criado por mulheres também é resistência.”
– Rosi Rico, jornalista

“Luísa e Joyce desenharam aulas abrangentes sobre a trajetória de grandes mulheres na sétima arte. É um conteúdo muito bem embasado e compartilhado com muito carinho.”
– Matheus Carvalho, designer gráfico.

Para ser informado sobre as próximas turmas em São Paulo, ou manifestar interesse em levar o curso para sua cidade ou instituição (em versão completa ou pocket), preencha o formulário:

Top