*
Atenção: Devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), todos os cursos previstos para os meses de abril e maio foram cancelados, incluindo os que aconteceriam em Indaiatuba (SP) e Fortaleza (CE). Novas datas serão anunciadas assim que possível.
*
As jornalistas Luísa Pécora, do Mulher no Cinema, e Joyce Pais, do Cinemascope, se uniram para criar o curso Mulheres no Cinema, um panorama histórico do trabalho das mulheres na direção desde o cinema mudo até o contemporâneo. Também ministrado pelas jornalistas, o curso já realizou duas edições completas em São Paulo (SP), e uma versão pocket no Rio de Janeiro (RJ).
Em São Paulo (SP), o curso é composto por 16 encontros, que representam carga horária de 48 horas. As aulas abordam a obra de cineastas de diferentes épocas, países e estilos, incluindo Alice Guy-Blaché (1873-1968), Lotte Reiniger (1899-1981), Maya Deren (1917-1961), Agnès Varda (1928-2019), Chantal Akerman (1950-2015), Helena Solberg, Ana Carolina, Kathryn Bigelow e Ava DuVernay.
Leia alguns depoimentos de quem fez o curso:
“Sempre adorei cinema e me considerei uma pessoa engajada no direito das mulheres. Mesmo assim, não tinha ideia da história das mulheres do cinema e, principalmente, não prestava atenção ao fato de que a grande maioria dos filmes que eu mais gostava eram dirigidos por homens. Depois do curso, consegui aliar meu lado cinéfilo com o feminista para, além de buscar assistir a mais filmes com mulheres na direção, compreender a importância das mulheres no cinema.”
– Yasmin Pestana, defensora pública
“Me surpreendi com muitas das histórias contadas e dos filmes exibidos. Esses encontros são momentos para descobrir, relembrar e festejar o trabalho de diretoras dos mais diversos estilos. Debater sobre cinema criado por mulheres também é resistência.”
– Rosi Rico, jornalista
“Luísa e Joyce desenharam aulas abrangentes sobre a trajetória de grandes mulheres na sétima arte. É um conteúdo muito bem embasado e compartilhado com muito carinho.”
– Matheus Carvalho, designer gráfico.
Para ser informado sobre as próximas turmas em São Paulo, ou manifestar interesse em levar o curso para sua cidade ou instituição (em versão completa ou pocket), preencha o formulário: