Diretoras de Tunísia e Bósnia e Herzegovina disputam o Oscar de filme internacional

Dois longas dirigidos por mulheres estão entre os cinco indicados ao Oscar de melhor filme internacional, categoria antes conhecida como “melhor filme estrangeiro”. São eles Quo Vadis, Aida?, de Jasmila Žbanić (Bósnia e Herzegovina); e O Homem que Vendeu sua Pele, de Kaouther Ben Hania (Tunísia).

Esta é a primeira vez desde 2007 que mais de um filme dirigido por mulher disputa na categoria. Até hoje, só três diretoras receberam o prêmio – a vez mais recente, em 2011. 

Oscar 2021: Veja a lista completa com todas as mulheres indicadas
Leia também: Veja todas as diretoras que já concorreram a filme internacional

Saiba mais: Veja todas as mulheres que já disputaram o Oscar de direção
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Neste ano, 33 dos 93 longas inscritos na categoria foram dirigidos ou codirigidos por mulheres, o equivalente a 35,4%, melhor índice desde que o Mulher no Cinema começou a fazer este levantamento, há cinco anos. Dos 15 semifinalistas divulgados em fevereiro, cinco eram dirigidos por mulheres.

Concorrer na categoria de filme internacional é um processo de três fases. Primeiro, cada país escolhe o seu candidato e o pré-indica à Academia. Depois, é divulgada uma lista de semifinalistas, que neste ano, pela primeira vez, teve 15 títulos, e não dez. Por fim, cinco filmes são escolhidos para de fato disputar a estatueta.

Os outros filmes que disputam a estatueta são Druk – Mais uma Rodada, de Thomas Vinterberg (Dinamarca); Collective, de Alexander Nanau (Romênia); e Better Days, de Derek Tsang Kwok-cheung, (Hong Kong).

As indicações ao Oscar foram anunciadas nesta segunda-feira (15). Pela primeira vez em 93 anos, mais de uma mulher vai disputar o prêmio de direção: no caso, Chloé Zhao, por Nomadland, e Emerald Fennell, por Bela Vingança. Zhao também é a primeira mulher não branca a concorrer na categoria.

Por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), todo o calendário do Oscar está mais atrasado do que o normal. A cerimônia deste ano será realizada em 25 de abril.

*

Tudo sobre as mulheres no Oscar 2021:
+ Pela 1ª vez em 93 anos, mais de uma mulher disputará Oscar de direção
+ Conheça as diretoras negras que estão indicadas ao Oscar 2021
+ Dois longas dirigidos por mulheres concorrem ao Oscar de melhor filme
+ Produtora de Nomadland, Frances McDormand tem dupla indicação inédita
+ Aos 73 anos, Youn Yuh-jung é primeira atriz sul-coreana a disputar o Oscar
+ Mia Neal e Jamika Wilson são primeiras mulheres negras indicadas a cabelo e maquiagem
+ Dirigido por Maite Alberdi, chileno Agente Duplo disputa documentário

Top