Dois longas dirigidos por mulheres estão entre os oito concorrentes ao Oscar de melhor filme em 2021. Bela Vingança, de Emerald Fennel, e Nomadland, de Chloé Zhao, estão na disputa pela principal estatueta na edição deste ano, que anunciou seus indicados nesta segunda-feira (15).
Oscar 2021: Veja a lista completa com todas as mulheres indicadas
Leia também: Pela 1ª vez em 93 anos, mais de uma mulher disputará Oscar de direção
Saiba mais: Veja os longas dirigidos por mulheres que já disputaram melhor filme
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo
Tanto Fennel quanto Zhao estão no time de produtores de seus respectivos filmes, e portanto estão indicadas ao troféu de melhor filme. Ambas disputam, também, o prêmio de direção, na primeira vez que mais de uma mulher foi reconhecida na categoria no mesmo ano.
Com as indicações deste ano, subiu para 16 o número de longas dirigidos por mulheres que já concorreram ao Oscar de melhor filme. Apenas em outras duas edições – a de 2010 e a de 2011 – a disputa teve mais de uma diretora no mesmo ano (no caso, duas). Guerra ao Terror, de Kathryn Bigelow, foi o único vencedor até agora.
Os outros filmes dirigidos por mulheres que disputaram a categoria principal do Oscar são Filhos do Silêncio (1986), de Randa Haines; Tempo de Despertar (1990), de Penny Marshall; O Príncipe das Marés (1991), de Barbra Streisand; O Piano (1993), de Jane Campion; Encontros e Desencontros (2003), de Sofia Coppola; Pequena Miss Sunshine (2006), de Valerie Faris e Jonathan Dayton; Educação (2009), de Lone Scherfig; Minhas Mães e Meu Pai (2010), de Lisa Cholodenko; Inverno da Alma (2010), de Debra Granik; A Hora Mais Escura (2012), de Kathryn Bigelow; Selma – Uma Luta pela Igualdade (2014), de Ava DuVernay; Lady Bird: A Hora de Voar (2017) e Adoráveis Mulheres (2019), ambos de Greta Gerwig.
Por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), todo o calendário do Oscar está mais atrasado do que o normal. A cerimônia deste ano será realizada em 25 de abril.
*
Tudo sobre as mulheres no Oscar 2021:
+ Produtora de Nomadland, Frances McDormand tem dupla indicação inédita
+ Conheça as diretoras negras que estão indicadas ao Oscar 2021
+ Viola Davis torna-se a atriz negra que mais vezes foi indicada ao Oscar
+ Aos 73 anos, Youn Yuh-jung é primeira atriz sul-coreana a disputar o Oscar
+ Mia Neal e Jamika Wilson são primeiras mulheres negras indicadas a cabelo e maquiagem
+ Dirigido por Maite Alberdi, chileno Agente Duplo disputa documentário
+ Duas mulheres disputam o Oscar 2021 de filme internacional
+ Veja todas as diretoras que já concorreram a filme internacional