Viola Davis torna-se a atriz negra com maior número de indicações ao Oscar

Ao receber sua quarta indicação ao Oscar por A Voz Suprema do Blues, Viola Davis bateu um recorde: é, agora, a atriz negra que mais vezes disputou o prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

A atriz americana de 55 anos na verdade já era dona deste recorde, mas o dividia com Octavia Spencer: até então, ambas tinham concorrido três vezes cada uma. Davis venceu o prêmio por Um Limite Entre Nós (2016) e também disputou por Dúvida (2008) e Histórias Cruzadas (2011).

Oscar 2021: Veja a lista completa com todas as mulheres indicadas
Leia também: Pela 1ª vez em 93 anos, mais de uma mulher disputará Oscar de direção
Saiba mais: Veja todas as mulheres que já disputaram o Oscar de direção
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Há outra mulher negra entre as cinco indicadas ao Oscar 2021 de melhor atriz: Andra Day, por The United States vs Billie Holiday. Esta é a primeira vez que mais de uma mulher negra concorre na categoria desde 1973, quando Diana Ross e Cicely Tyson disputaram. Por coincidência, Ross estava indicada por O Ocaso de uma Estrela, no qual também interpretou Holiday.

As outras concorrentes deste ano são Carey Mulligan, por Doce Vingança; Vanessa Kirby, por Pieces of a Woman; e Frances McDormand, por Nomadland. Esta última, aliás, também fez história como a primeira mulher a ser indicada como atriz e produtora em um mesmo ano e por um mesmo filme.

Antes de as indicações serem anunciadas, Davis falou à revista Variety sobre a possibilidade de tornar-se a recordista de indicações. “Para mim, é um reflexo da falta de oportunidades para as pessoas não brancas nesta indústria”, afirmou. “Se eu ter quatro indicações em 2021 faz de mim a atriz negra mais indicada da história, isso mostra quão pouco material esteve disponível para os artistas não brancos.”

Além de Davis e Spencer, a única outra atriz negra que concorreu ao Oscar mais de uma vez foi Whoopi Goldberg, ganhadora por Ghost – O Outro Lado da Vida (1990) e indicada por A Cor Púrpura (1985). Já a atriz Cicely Tyson (1924-2021) concorreu por Lágrimas de Esperança (1972) e ganhou uma estatueta honorária em 2018, a primeira a ser entregue a uma mulher negra. A estatueta honorária, porém, não é competitiva.

As indicações ao Oscar foram anunciadas nesta segunda-feira (15). Pela primeira vez em 93 anos, mais de uma mulher vai disputar o prêmio de direção: no caso, Chloé Zhao, por Nomadland, e Emerald Fennell, por Bela Vingança. Zhao também é a primeira mulher não branca a concorrer na categoria.

Por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), todo o calendário do Oscar está mais atrasado do que o normal. A cerimônia deste ano será realizada em 25 de abril.

*

Tudo sobre as mulheres no Oscar 2021:
+ Dois longas dirigidos por mulheres concorrem ao Oscar de melhor filme
+ Conheça as diretoras negras que estão indicadas ao Oscar 2021
+ Produtora de Nomadland, Frances McDormand tem dupla indicação inédita
+ Aos 73 anos, Youn Yuh-jung é primeira atriz sul-coreana a disputar o Oscar
+ Mia Neal e Jamika Wilson são primeiras mulheres negras indicadas a cabelo e maquiagem
+ Dirigido por Maite Alberdi, chileno Agente Duplo disputa documentário
+ Duas mulheres disputam o Oscar 2021 de filme internacional
+ Veja todas as diretoras que já concorreram a filme internacional

Top