Aquecendo os motores para o Oscar 2021, que ocorre em 25 de abril, o Mulher no Cinema publica, diariamente, breves perfis de todas as profissionais indicadas em cada uma das categorias.
Leia também: Como assistir aos filmes indicados ao Oscar 2021
Saiba mais: Veja todas as mulheres que já disputaram o Oscar de direção
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo
Já falamos sobre as indicadas a melhor filme, direção, atriz, atriz coadjuvante, roteiro adaptado, roteiro original, filme internacional, documentário, animação, montagem, design de produção, figurino, cabelo e maquiagem, som e efeitos visuais. A categoria da vez é canção original e três das cinco músicas indicadas têm ao menos uma mulher no time de compositores. No total, há cinco mulheres entre os 12 indivíduos indicados – e com exceção de Diane Warren, todas concorrem pela primeira vez.
Saiba mais sobre elas e ouça a playlist com as canções indicadas ao Oscar neste e em outros anos:
*
Celeste Waite, por “Hear My Voice”, da trilha de Os Sete de Chicago
Nasceu nos EUA em 1994, mas aos três anos se mudou para a Inglaterra, onde cresceu. Compondo e cantando desde a adolescência, em 2014 começou a gravar vocais para produtores de música eletrônica. Em 2016 lançou seu primeiro EP, The Milk & the Honey, e em 2021, seu primeiro álbum, Not Your Muse. Além de interpretar “Hear My Voice”, ela também é autora da letra em parceria com Daniel Pemberton.
Diane Warren, por “Io Sì (Seen)”, da trilha de Rosa e Momo
Disputou o Oscar outras 11 vezes, inclusive em 2018, 2019 e 2020, por canções de filmes como Manequim (1987), Armageddon (1998), Música do Coração (1999), Pearl Harbor (2001), Nos Bastidores da Fama (2014), The Hunting Ground (2015) e A Juíza (2019). Americana, foi gravada por Whitney Houston, Beyoncé, Aretha Franklin, Aerosmith, TLC, Celine Dion e mais. Quem canta “Io Sì (Seen)” é Laura Pausini.
H.E.R., por “Fight For You”, da trilha de Judas e o Messias Negro
Gabriella Sarmiento Wilson, mais conhecida como H.E.R., é americana e tem 23 anos. Começou a carreira musical na infância e a partir de 2016 lançou EPs que depois foram compilados no álbum H.E.R., premiado com o Grammy. Em 2021, ganhou o troféu de canção do ano na mesma premiação por “I Can’t Breathe”. Além de interpretar “Fight For You”, também escreveu a letra com Tiara Thomas e a música com Dernst Emile II.
Laura Pausini, por “Io Sì (Seen)”, da trilha de Rosa e Momo
Italiana, 46 anos, tornou-se sucesso internacional ao vencer o Festival de Sanremo de 1993 com a canção “La Solitudine”. No mesmo ano lançou o primeiro álbum, Laura Pausini. Gravou em várias línguas, inclusive o português, e ganhou o Grammy de melhor álbum de pop latino por Escucha (2004), com músicas em espanhol. Além de intérprete de “Io Sì (Seen)”, também é autora da letra ao lado de Diane Warren.
Tiara Thomas, por “Fight For You”, da trilha de Judas e o Messias Negro
Americana, 31 anos, ficou conhecida em 2013 quando colaborou com Wale nas canções “The Cloud” e “Bad”. No mesmo ano, lançou o EP Dear Sallie Mae. Sua frequente colaboração com a cantora H.E.R. tem rendido bons frutos: elas ganharam o Grammy 2021 de canção do ano com “I Can’t Breathe” e, agora, concorrem ao Oscar por “Fight For You”. Juntas elas também escreveram “Slide” e “Lost Souls”, entre outras.
Luísa Pécora é jornalista e criadora do Mulher no Cinema – fotos: Getty Images
* O Mulher no Cinema publica perfis de todas as mulheres indicadas ao Oscar 2021 até 23/4. A cada dia é publicado um texto sobre uma categoria diferente. Acompanhe a série completa aqui.
*
Tudo sobre as mulheres no Oscar 2021:
+ Pela 1ª vez em 93 anos, mais de uma mulher disputa Oscar de direção
+ Dois longas dirigidos por mulheres concorrem ao Oscar de melhor filme
+ Conheça as diretoras negras que estão indicadas ao Oscar 2021
+ Produtora de Nomadland, Frances McDormand tem dupla indicação inédita
+ Viola Davis torna-se a atriz negra que mais vezes foi indicada ao Oscar
+ Aos 73 anos, Youn Yuh-jung é primeira atriz sul-coreana a disputar o Oscar
+ Mia Neal e Jamika Wilson são primeiras mulheres negras indicadas a cabelo e maquiagem
+ Duas mulheres disputam o Oscar 2021 de filme internacional
+ Dirigido por Maite Alberdi, chileno Agente Duplo disputa documentário