Aquecendo os motores para o Oscar 2021, que ocorre em 25 de abril, o Mulher no Cinema publica, diariamente, breves perfis de todas as profissionais indicadas em cada uma das categorias.
Leia também: Como assistir aos filmes indicados ao Oscar 2021
Saiba mais: Veja todas as mulheres que já disputaram o Oscar de direção
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo
Já falamos sobre as concorrentes aos prêmios de melhor filme, direção, atriz, atriz coadjuvante, roteiro adaptado, roteiro original, filme internacional, documentário, animação, montagem, design de produção e figurino. Agora, a categoria é cabelo e maquiagem, na qual todos os cinco filme indicados têm ao menos uma mulher na equipe. No total, há 11 mulheres entre os 15 profissionais na disputa – e duas delas são as primeiras artistas negras a concorrerem ao prêmio. Saiba mais sobre elas:
*
Claudia Stolze, por Emma
Com quase 30 anos de experiência profissional, atuou no cinema, no teatro, na televisão e em óperas e balés, tanto como maquiadora quanto cabelereira. Uma de suas especialidades é o trabalho com perucas. Entre seus projetos estão Cinderela (2015), Somente o Mar Sabe (2017), Artemis Fowl: O Mundo Secreto (2020) e Enola Holmes (2020). Divide a primeira indicação ao Oscar com Laura Allen e Marese Langan.
Colleen LaBaff, por Mank
Começou a carreira nos anos 1990, atuando sempre no departamento de cabelo. Desde então, acumulou mais de 70 trabalhos no cinema e na TV, incluindo O Último Samurai (2003), Star Trek (2009), Jogos Vorazes (2012) e Homem de Ferro 3 (2013). Em Mank, trabalhou no setor de cabelo com Kimberley Spiteri. Divide sua primeira indicação ao Oscar com ela e Gigi Williams, que liderou a equipe de maquiagem.
Dalia Colli, por Pinóquio
Italiana, estudou decoração e começou na cenografia antes de passar para a maquiagem. Colaborou com o diretor Matteo Garrone em Gomorra (2008), Dogman (2018) e Pinóquio, no qual ficou responsável por todos personagens, menos o protagonista. Divide a primeira indicação ao Oscar com Mark Coulier e Francesco Pegoretti. Outros trabalhos incluem Os Campos Voltarão (2014) e Uma Questão Pessoal (2017).
Eryn Krueger Mekash, por Era uma Vez um Sonho
Tem mais de 30 anos de experiência em maquiagem, principalmente a de efeitos especiais. Fez várias parcerias com o diretor Ryan Murphy e ganhou oito prêmios Emmy pelo trabalho no telefilme The Normal Heart, na minissérie Feud, e nas séries American Crime Story e American Horror Story, das quais também é produtora. Concorre ao Oscar pela primeira vez, em parceria com Matthew W. Mungle e Patricia Dehaney.
Gigi Williams, por Mank
Começou a carreira trabalhando na revista Vogue, mas nos anos 1970 passou a se dedicar ao cinema. Fez várias colaborações com os diretores David Fincher e Paul Thomas Anderson, incluindo Mindhunter (2017-2019), O Mestre (2012), Garota Exemplar (2014) e Vício Inerente (2014). Em Mank, foi chefiou o setor de maquiagem. Divide a primeira indicação ao Oscar com Kimberley Spiteri e Colleen LaBaff.
Jamika Wilson, por A Voz Suprema do Blues
Dona do salão Studio 13, trabalhou como cabelereira de Taraji P. Henson, Naomie Harris e, principalmente, Viola Davis. Responsável pelos penteados da atriz em A Voz Suprema dos Blues, Wilson já trabalhara com ela em How to Get Away with Murder (2015-2018), As Viúvas (2018) e Tropa Zero (2019). Ela e Mia Neal são as primeiras mulheres negras a disputar na categoria, e dividem a indicação com Sergio Lopez-Rivera.
Kimberley Spiteri, por Mank
Com mais de 25 anos de experiência, foi chefe do setor de cabelo de Mank e divide a primeira indicação ao Oscar com Colleen LaBaff e Gigi Williams. Ganhou o Emmy por Deadwood (2005) e também concorreu por Six Feet Under (2002) e The Marvelous Mrs. Maisel (2019), entre outras séries. Trabalhos no cinema incluem Crash: No Limite (2004), Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008) e Palm Springs (2020).
Laura Allen, por Emma
Começou a carreira como trainee na série Living It (2006). Em vários de seus trabalhos – incluindo Emma, Mr Selfridge (2015-2016) e The Crown (2016-2019) – foi responsável pelo cabelo e maquiagem de personagens coadjuvantes ou figurantes. Trabalhos no cinema incluem A Música da Minha Vida (2019), Rebecca (2020) e Os Eternos (2021). Concorre pela primeira vez, ao lado de Marese Langan e Claudia Stolze.
Marese Langan, por Emma
Estudou na Delamar Academy, em Londres, e começou a carreira nos anos 1990, atuando tanto no setor de cabelo quanto no de maquiagem. Entre seus trabalhos estão filmes tão diferentes quanto O Mundo das Spice Girls (1997), Mauá – O Imperador e o Rei (1999), Tróia (2004) e Desobediência (2017). Ganhou o Bafta por A Dama de Ferro (2011). Divide a primeira indicação ao Oscar com Claudia Stolze e Laura Allen.
Mia Neal, por A Voz Suprema do Blues
Começou a carreira com um treinamento sobre perucas e maquiagem na Juilliard, em Nova York. Estreou no cinema com Se Enlouquecer, Não se Apaixone (2010) e também trabalhou em No Auge da Fama (2013), Caça-Fantasmas (2016) e Joias Brutas (2019), entre outros filmes. Em A Voz Suprema do Blues, chefiou o setor de cabelo. Concorre ao Oscar pela primeira vez, ao lado de Jamika Wilson e Sergio Lopez-Rivera.
Patricia Dehaney, por Era uma Vez um Sonho
Trabalhava em um salão em Cleveland, nos EUA, quando foi convidada a participar de um filme não sindicalizado que acabou levando-a a Los Angeles. Trabalhou em vários longas de Clint Eastwood, desde Crime Verdadeiro (1999) até A Mula (2018), e também nas séries Grace and Frankie (2015), True Detective (2015) e Objetos Cortantes (2018). Ganhou o Oscar nesta categoria por Vice (2018). Concorre pela segunda vez.
Luísa Pécora é jornalista e criadora do Mulher no Cinema – fotos: Getty Images e reprodução
* O Mulher no Cinema publica perfis de todas as mulheres indicadas ao Oscar 2021 até 23/4. A cada dia é publicado um texto sobre uma categoria diferente. Acompanhe a série completa aqui.
*
Tudo sobre as mulheres no Oscar 2021:
+ Pela 1ª vez em 93 anos, mais de uma mulher disputa Oscar de direção
+ Dois longas dirigidos por mulheres concorrem ao Oscar de melhor filme
+ Conheça as diretoras negras que estão indicadas ao Oscar 2021
+ Produtora de Nomadland, Frances McDormand tem dupla indicação inédita
+ Viola Davis torna-se a atriz negra que mais vezes foi indicada ao Oscar
+ Aos 73 anos, Youn Yuh-jung é primeira atriz sul-coreana a disputar o Oscar
+ Mia Neal e Jamika Wilson são primeiras mulheres negras indicadas a cabelo e maquiagem
+ Duas mulheres disputam o Oscar 2021 de filme internacional
+ Dirigido por Maite Alberdi, chileno Agente Duplo disputa documentário