Duas diretoras negras disputam Oscar 2021 em categorias de documentário

A expectativa por uma indicação de Regina King ao Oscar de direção por Uma Noite em Miami não se concretizou, mas outras duas diretoras americanas negras estão na disputa pela estatueta deste ano em categorias de documentário: Sophia Nahli Allison e Garrett Bradley.

Oscar 2021: Veja a lista completa com todas as mulheres indicadas ao prêmio
Leia também: Pela 1ª vez em 93 anos, mais de uma mulher disputa Oscar de direção
Saiba mais: Veja todas as mulheres que já disputaram o Oscar de direção
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Bradley [à esquerda na foto acima] concorre a melhor documentário de longa-metragem por Time, dividindo a indicação com os produtores Lauren Domino e Kellen Quinn. Premiado no Festival de Sundance e disponível para streaming no Amazon Prime Video, o filme narra a luta de Sibil Fox Richardson, mais conhecida como Fox Rich, para libertar o marido da prisão, ao mesmo tempo em que cria seis filhos. 

Além de Time, outros três concorrentes ao Oscar de documentário são dirigidos por mulheres: Agente Duplo, de Maite Alberdi; Crip Camp: Revolução pela Inclusão, de Nicole Newnham e James Lebrecht; e Professor Polvo, de Pippa Ehrlich e James Reed. O quinto indicado é Collective, dirigido por Alexander Nanau e produzido por Bianca Oana. Como tanto os diretores quanto 0s produtores são reconhecidos pela Academia, já está garantido que pelo menos uma mulher será premiada nesta categoria.

Já Sophia Nahli Allison concorre a melhor curta de documentário por Uma Canção para Latasha, dividindo a indicação com a produtora Janice Duncan. Disponível na Netflix, o curta experimental conta a história de Latasha Harlins, adolescente negra que em 1991 foi morta com um tiro pela dona de uma loja de conveniência em Los Angeles. O filme é o único dirigido por mulher na disputa pelo Oscar de curta documental.

Vale lembrar que Uma Noite em Miami não foi lembrado em melhor direção, mas está presente em três outras categorias do Oscar: melhor ator, melhor roteiro adaptado e melhor canção original. 

Por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), todo o calendário do Oscar está mais atrasado do que o normal. A cerimônia deste ano será realizada em 25 de abril.As indicações ao Oscar foram anunciadas em 15 de março. Pela primeira vez em 93 anos, mais de uma mulher vai disputar o prêmio de direção: no caso, Chloé Zhao, por Nomadland, e Emerald Fennell, por Bela Vingança. Zhao também é a primeira mulher não branca a concorrer na categoria.

*

Tudo sobre as mulheres no Oscar 2021:
Dois longas dirigidos por mulheres concorrem ao Oscar de melhor filme
Produtora de Nomadland, Frances McDormand tem dupla indicação inédita
Aos 73 anos, Youn Yuh-jung é primeira atriz sul-coreana a disputar o Oscar
Mia Neal e Jamika Wilson são primeiras mulheres negras indicadas a cabelo e maquiagem

Duas mulheres disputam o Oscar 2021 de filme internacional


Fotos: Reprodução/3Arts e Jay L. Clendenin/Los Angeles Times via Contour RA by Getty Images

Top