Pela 1ª vez em 93 anos, mais de uma mulher disputará Oscar de direção

Pela primeira vez em 93 anos, mais de uma mulher disputará o Oscar de direção. Chloé Zhao, diretora de Nomadland, e Emerald Fennell, de Bela Vingança, estão entre os cinco concorrentes ao troféu, anunciados nesta segunda-feira (15). Zhao também é a primeira mulher não branca a ser indicada na categoria.

Oscar 2021: Veja a lista completa com todas as mulheres indicadas
Saiba mais: Veja todas as mulheres que já disputaram o Oscar de direção
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Reconhecida em quatro categorias – direção, roteiro adaptado, montagem e melhor filme – Zhao entra para a história como a mulher que recebeu maior número de indicações em um mesmo ano em toda a história do Oscar. Ela superou Fran Walsh, que disputou e ganhou três prêmios em 2004 com O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei. Já Emerald Fennell se iguala à Walsh: além de direção, está indicada a roteiro original e melhor filme, já que é uma das produtoras de Bela Vingança.

Tanto Zhao quanto Fennell estão na disputa pelo prêmio do Sindicato dos Diretores, considerado uma importante prévia do Oscar. Zhao ganhou o Globo de Ouro, ao qual Fennel e Regina King (Uma Noite em Miami) também estavam indicadas. King, porém, não repetiu a indicação na premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Os demais indicados deste ano são Thomas Vinterberg, por Druk – Mais uma Rodada; David Fischer, por Mank; e Lee Isaac Chung, por Minari.

Kathryn Bigelow, a única mulher a ganhar o Oscar de direção até agora

O Oscar só indicava homens ao troféu de direção desde 2018, quando Greta Gerwig disputou por Lady Bird: A Hora de Voar. Antes dela, foram indicadas Lina Wertmüller, por Pasqualino Sete Belezas (1975); Jane Campion, por O Piano (1993); e Sofia Coppola, por Encontros e Desencontros (2003); e Kathryn Bigelow, por Guerra ao Terror (2008), a única a ganhar o prêmio.

Zhao nasceu e foi criada na China, mas vive e trabalha nos Estados Unidos. Ela é conhecida principalmente por Domando o Destino (2017) e também dirigiu Os Eternos, cuja estreia está prevista para 2021. Em Nomadland, a cineasta conta a história de Fern (Frances McDormand), uma viúva que, em meio à recessão, decide deixar sua cidade e viver em uma van, trabalhando e viajando pelo oeste dos Estados Unidos.

Já Fennell é inglesa e também conhecida pelo trabalho como atriz. Recentemente, por exemplo, interpretou Camilla Shand na série The Crown. Bela Vingança é seu primeiro longa-metragem como diretora e conta a história de Cassandra (Carey Mulligan), uma mulher traumatizada por um caso de estupro.

Por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), todo o calendário do Oscar está mais atrasado do que o normal. A cerimônia deste ano será realizada em 25 de abril.

*

Tudo sobre as mulheres no Oscar 2021:
+ Dois longas dirigidos por mulheres concorrem ao Oscar de melhor filme
+ Conheça as diretoras negras que estão indicadas ao Oscar 2021
+ Viola Davis torna-se a atriz negra que mais vezes foi indicada ao Oscar
+ Produtora de Nomadland, Frances McDormand tem dupla indicação inédita
+ Aos 73 anos, Youn Yuh-jung é primeira atriz sul-coreana a disputar o Oscar

+ Mia Neal e Jamika Wilson são primeiras mulheres negras indicadas a cabelo e maquiagem
+ Dirigido por Maite Alberdi, chileno Agente Duplo disputa documentário
+ Duas mulheres disputam o Oscar 2021 de filme internacional
+ Veja todas as diretoras que já concorreram a filme internacional

Top