Mulheres no Oscar: Conheça as indicadas na categoria de melhor figurino

Aquecendo os motores para o Oscar 2021, que ocorre em 25 de abril, o Mulher no Cinema publica, diariamente, breves perfis de todas as profissionais indicadas em cada uma das categorias.

Leia também: Como assistir aos filmes indicados ao Oscar 2021
Saiba mais: Veja todas as mulheres que já disputaram o Oscar de direção
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Já falamos sobre as concorrentes aos prêmios de melhor filmedireçãoatrizatriz coadjuvanteroteiro adaptadoroteiro originalfilme internacionaldocumentárioanimação, montagem e design de produção. Agora, a categoria é figurino, na qual há quatro mulheres entre os cinco indicados. Saiba mais sobre elas:

*

Alexandra Byrne, por Emma
Inglesa, começou a carreira no teatro e chegou a pensar em ser cenógrafa, mas optou por ser figurinista. Especialista em filmes de época, ganhou o Oscar por Elizabeth: A Era de Ouro (2007) e foi indicada por Hamlet (1996), Elizabeth (1998), Em Busca da Terra do Nunca (2004) e Duas Rainhas (2018). Desde 2011 tem trabalhado em filmes da Marvel, como Thor (2011) e Vingadores: Era de Ultron (2015).


Ann Roth, por A Voz Suprema do Blues
Aos 89 anos, a americana iguala Agnès Varda e James Ivory como pessoa mais velha a concorrer. Começou como designer de produção no teatro até se tornar assistente e aprendiz da figurinista Irene Sharaff. De 1964 até hoje, fez 130 séries e filmes – 13 deles com o diretor Mike Nichols. Ganhou o Oscar por O Paciente Inglês (1996) e foi indicada por Um Lugar no Coração (1984), O Talentoso Ripley (1999) e As Horas (2002).


Bina Daigeler, por Mulan
Nasceu na Alemanha em 1965. Começou a carreira nos anos 1980 em seu país, mas na década seguinte se mudou para a Espanha, onde vive até hoje. Trabalhou com Pedro Almodóvar em Tudo Sobre Minha Mãe (1999) e Volver (2006) e com Fernando León de Aranoa em Princesas (2005). Também fez dois filmes com Niki Caro: O Zoológio de Varsóvia (2017) e Mulan (2020), que lhe rendeu a primeira indicação ao Oscar.


Trish Summerville, por Mank
Formada em moda, começou a carreira trabalhando em videoclipes – entre eles “Dirrty”, de Christina Aguilera. Conheceu o diretor de Mank, David Fincher, quando foi assistente de Michael Kaplan em Vidas em Jogo (1997). Mais tarde, ela mesma assinaria o figurino de filmes do cineasta como Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres (2011) e Garota Exemplar (2014). Esta é sua primeira indicação ao Oscar.


Luísa Pécora é jornalista e criadora do Mulher no Cinema – fotos: Getty Images

* O Mulher no Cinema publica perfis de todas as mulheres indicadas ao Oscar 2021 até 23/4. A cada dia é publicado um texto sobre uma categoria diferente. Acompanhe a série completa aqui.

*

Tudo sobre as mulheres no Oscar 2021:
Pela 1ª vez em 93 anos, mais de uma mulher disputa Oscar de direção
Dois longas dirigidos por mulheres concorrem ao Oscar de melhor filme
Conheça as diretoras negras que estão indicadas ao Oscar 2021
Produtora de Nomadland, Frances McDormand tem dupla indicação inédita
Viola Davis torna-se a atriz negra que mais vezes foi indicada ao Oscar
Aos 73 anos, Youn Yuh-jung é primeira atriz sul-coreana a disputar o Oscar
Mia Neal e Jamika Wilson são primeiras mulheres negras indicadas a cabelo e maquiagem

Duas mulheres disputam o Oscar 2021 de filme internacional
Dirigido por Maite Alberdi, chileno Agente Duplo disputa documentário

Top