Aquecendo os motores para o Oscar 2021, que ocorre em 25 de abril, o Mulher no Cinema publica, diariamente, breves perfis de todas as profissionais indicadas em cada uma das categorias.
Leia também: Como assistir aos filmes indicados ao Oscar 2021
Saiba mais: Veja todas as mulheres que já disputaram o Oscar de direção
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo
Já falamos sobre as indicadas aos prêmios de melhor filme e direção. Agora, a categoria é melhor atriz – e pela primeira vez desde 1973 há mais de uma mulher negra entre as concorrentes. Até hoje, só uma atriz negra venceu nesta categoria: Halle Berry, por A Última Ceia (2001). Conheça as indicadas deste ano:
*
Andra Day, por The United States vs. Billie Holiday
Cantora, compositora e atriz, a americana de 36 anos começou a cantar na igreja durante a infância. Depois de alcançar popularidade com vídeos no YouTube, em 2015 lançou Cheers to the Fall, indicado ao Grammy de melhor disco de R&B. Como atriz, fez alguns curtas e uma participação no longa Marshall: Igualdade e Justiça (2017). Billie Holiday é seu primeiro papel de destaque e lhe rendeu a primeira indicação ao Oscar.
Carey Mulligan, por Bela Vingança
Inglesa, 35 anos, começou a atuar em peças na adolescência. Fez sua estreia profissional nos palcos em 2004 com uma montagem londrina de Forty Winks, e no ano seguinte estreou nas telas com Orgulho e Preconceito. Mas o sucesso veio com Educação (2008), pelo qual recebeu a primeira indicação ao Oscar. Outros trabalhos marcantes incluem Drive (2011), O Grande Gatsby (2013), As Sufragistas (2015) e Mudbound (2017).
Frances McDormand, por Nomadland
Americana, 63 anos, já venceu duas vezes nesta categoria, por Fargo (1996) e Três Anúncios para um Crime (2018). Recebeu outras três indicações ao Oscar, por Mississippi em Chamas (1988), Quase Famosos (2000) e Terra Fria (2005). Neste ano, concorre também ao prêmio de melhor filme, já que produziu Nomadland. É a primeira vez na história que uma mulher concorre como atriz e produtora pelo mesmo longa.
Vanessa Kirby, por Pieces of a Woman
A atriz inglesa de 32 anos começou a carreira nos palcos em 2009, e no ano seguinte estreou no cinema com Love/Loss. A carreira deslanchou quando interpretou a princesa Margaret nas duas primeiras temporadas de The Crown (2016-2017). A partir daí, teve papéis de destaque em Missão Impossível: Efeito Falllout (2018), Velozes & Furiosos: Hobbs & Shaw (2019) e The World to Come (2020). Concorre ao Oscar pela primeira vez
Viola Davis, por A Voz Suprema do Blues
Americana, 55, é a atriz negra que mais vezes concorreu ao Oscar. Esta é a sua quarta indicação, depois de ter concorrido por Dúvida (2008), Histórias Cruzadas (2011) e Um Limite Entre Nós (2016), que lhe rendeu a estatueta de melhor atriz coadjuvante. Dona de uma longa carreira na televisão e no teatro, ela também é ganhadora do Emmy e do Tony. Relembre seus trabalhos mais marcantes.
Luísa Pécora é jornalista e criadora do Mulher no Cinema – fotos: Getty Images
* O Mulher no Cinema publica perfis de todas as mulheres indicadas ao Oscar 2020 até 23/4. A cada dia é publicado um texto sobre uma categoria diferente. Acompanhe a série completa aqui.
*
Tudo sobre as mulheres no Oscar 2021:
+ Veja a lista completa com todas as mulheres indicadas ao prêmio
+ Pela 1ª vez em 93 anos, mais de uma mulher disputa Oscar de direção
+ Dois longas dirigidos por mulheres concorrem ao Oscar de melhor filme
+ Conheça as diretoras negras que estão indicadas ao Oscar 2021
+ Produtora de Nomadland, Frances McDormand tem dupla indicação inédita
+ Viola Davis torna-se a atriz negra que mais vezes foi indicada ao Oscar
+ Aos 73 anos, Youn Yuh-jung é primeira atriz sul-coreana a disputar o Oscar
+ Mia Neal e Jamika Wilson são primeiras mulheres negras indicadas a cabelo e maquiagem
+ Duas mulheres disputam o Oscar 2021 de filme internacional
+ Dirigido por Maite Alberdi, chileno Agente Duplo disputa documentário