Mulheres no Oscar: Conheça as indicadas ao prêmio de melhor atriz

Aquecendo os motores para o Oscar 2021, que ocorre em 25 de abril, o Mulher no Cinema publica, diariamente, breves perfis de todas as profissionais indicadas em cada uma das categorias.

Leia também: Como assistir aos filmes indicados ao Oscar 2021
Saiba mais: Veja todas as mulheres que já disputaram o Oscar de direção
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Já falamos sobre as indicadas aos prêmios de melhor filme e direção. Agora, a categoria é melhor atriz – e pela primeira vez desde 1973 há mais de uma mulher negra entre as concorrentes. Até hoje, só uma atriz negra venceu nesta categoria: Halle Berry, por A Última Ceia (2001). Conheça as indicadas deste ano:

*

Andra Day, por The United States vs. Billie Holiday
Cantora, compositora e atriz, a americana de 36 anos começou a cantar na igreja durante a infância. Depois de alcançar popularidade com vídeos no YouTube, em 2015 lançou
Cheers to the Fall, indicado ao Grammy de melhor disco de R&B. Como atriz, fez alguns curtas e uma participação no longa Marshall: Igualdade e Justiça (2017). Billie Holiday é seu primeiro papel de destaque e lhe rendeu a primeira indicação ao Oscar.


Carey Mulligan, por Bela Vingança
Inglesa, 35 anos, começou a atuar em peças na adolescência. Fez sua estreia profissional nos palcos em 2004 com uma montagem londrina de Forty Winks, e no ano seguinte estreou nas telas com Orgulho e Preconceito. Mas o sucesso veio com Educação (2008), pelo qual recebeu a primeira indicação ao Oscar. Outros trabalhos marcantes incluem Drive (2011), O Grande Gatsby (2013), As Sufragistas (2015) e Mudbound (2017).


Frances McDormand, por Nomadland
Americana, 63 anos, já venceu duas vezes nesta categoria, por Fargo (1996) e Três Anúncios para um Crime (2018). Recebeu outras três indicações ao Oscar, por
Mississippi em Chamas (1988), Quase Famosos (2000) e Terra Fria (2005). Neste ano, concorre também ao prêmio de melhor filme, já que produziu Nomadland. É a primeira vez na história que uma mulher concorre como atriz e produtora pelo mesmo longa.


Vanessa Kirby, por Pieces of a Woman
A atriz inglesa de 32 anos começou a carreira nos palcos em 2009, e no ano seguinte estreou no cinema com Love/Loss. A carreira deslanchou quando interpretou a princesa Margaret nas duas primeiras temporadas de The Crown (2016-2017). A partir daí, teve papéis de destaque em Missão Impossível: Efeito Falllout (2018), Velozes & Furiosos: Hobbs & Shaw (2019) e The World to Come (2020). Concorre ao Oscar pela primeira vez


Viola Davis, por A Voz Suprema do Blues
Americana, 55, é a atriz negra que mais vezes concorreu ao Oscar. Esta é a sua quarta indicação, depois de ter concorrido por Dúvida (2008), Histórias Cruzadas (2011) e Um Limite Entre Nós (2016), que lhe rendeu a estatueta de melhor atriz coadjuvante. Dona de uma longa carreira na televisão e no teatro, ela também é ganhadora do Emmy e do Tony. Relembre seus trabalhos mais marcantes.


Luísa Pécora é jornalista e criadora do Mulher no Cinema – fotos: Getty Images

* O Mulher no Cinema publica perfis de todas as mulheres indicadas ao Oscar 2020 até 23/4. A cada dia é publicado um texto sobre uma categoria diferente. Acompanhe a série completa aqui.

*

Tudo sobre as mulheres no Oscar 2021:
Veja a lista completa com todas as mulheres indicadas ao prêmio

Pela 1ª vez em 93 anos, mais de uma mulher disputa Oscar de direção
Dois longas dirigidos por mulheres concorrem ao Oscar de melhor filme
Conheça as diretoras negras que estão indicadas ao Oscar 2021
Produtora de Nomadland, Frances McDormand tem dupla indicação inédita
Viola Davis torna-se a atriz negra que mais vezes foi indicada ao Oscar
Aos 73 anos, Youn Yuh-jung é primeira atriz sul-coreana a disputar o Oscar
Mia Neal e Jamika Wilson são primeiras mulheres negras indicadas a cabelo e maquiagem

Duas mulheres disputam o Oscar 2021 de filme internacional
Dirigido por Maite Alberdi, chileno Agente Duplo disputa documentário

Top