Conheça as produtoras que disputam o Oscar na categoria de melhor filme

Aquecendo os motores para o Oscar 2021, que ocorre em 25 de abril, o Mulher no Cinema vai publicar, diariamente, um breve perfil de todas as profissionais indicadas em cada uma das categorias.

Oscar 2021: Veja a lista completa com todas as mulheres indicadas ao prêmio
Leia também: Como assistir aos filmes indicados ao Oscar 2021
Saiba mais: Veja todas as mulheres que já disputaram o Oscar de direção
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Começamos a série de reportagens nesta quinta-feira (8) com o prêmio mais importante: melhor filme, que é sempre entregue aos produtores. Neste ano, quatro dos oito indicados ao troféu têm ao menos uma mulher na produção, mas apenas um – Minari – foi exclusivamente produzido por mulheres. 

No total, há sete mulheres entre os 23 profissionais indicados na categoria. Saiba mais sobre elas:

*

Ashley Fox, por Bela Vingança
Americana, trabalhou como agente na William Morris Endeavor lidando principalmente com adaptação de best sellers para cinema e TV. Em 2016 entrou para a companhia FilmNation, onde ajudou a desenvolver Bela Vingança. Com o sucesso do longa, foi promovida a chefe do departamento de produção da empresa. Concorre ao Oscar pela primeira vez. Também produziu O Mapa das Pequenas Coisas Perfeitas (2021).


Ceán Chaffin, por Mank
Concorrendo ao Oscar pela terceira vez, a americana de 65 anos produziu vários filmes do diretor de Mank, David Fincher, com quem é casada. Estes filmes incluem Vidas em Jogo (1996), Clube da Luta (1999), O Quarto do Pânico (2002), Zodíaco (2007), Millennium (2011), Garota Exemplar (2014) e os dois pelos quais recebeu indicações anteriores: O Curioso Caso de Benjamin Button (2008) e A Rede Social (2010).


Chloé Zhao, por Nomadland
Nasceu em Pequim em 1982. Aos 15 anos se mudou para a Inglaterra e, depois, para os EUA, onde estudou ciências sociais e produção. Estreou na direção com o curta Post (2008) e realizou três longas além de Nomadland: Songs My Brother Taught Me (2015), Domando o Destino (2017) e Os Eternos (2021). É a mulher recordista de indicações em um mesmo ano, disputando também direção, roteiro adaptado e montagem.


Christina Oh, por Minari
Concorre ao Oscar pela primeira vez e é produtora na Plan B, empresa do ator Brad Pitt que é liderada por Dede Gardner e Jeremy Kleiner. Começou na companhia há cerca de dez anos, como assistente de Gardner, única mulher a vencer duas vezes na categoria de melhor filme. Outros trabalhos de Oh como produtora ou produtora executiva incluem Okja (2017), The Last Black Man in San Francisco (2019) e Ad Astra (2019).


Emerald Fennell, por Bela Vingança
Nasceu em Londres em 1985 e durante a faculdade de Letras começou a atuar em peças. Como atriz, seus papéis mais famosos são Patsy Mount em
Chame a Parteira (2013-2017) e Camila Shand em The Crown (2019-2020). Foi roteirista e produtora executiva de Killing Eve (2019) e estreou na direção com o curta Careful How We Go (2018). Por Bela Vingança, seu primeiro longa, também concorre a direção e roteiro original.


Frances McDormand, por Nomadland
Americana, 63 anos, é a terceira atriz da história a ser indicada ao Oscar como produtora, mas a primeira a receber as duas indicações pelo mesmo filme. Já venceu duas vezes como atriz, por Fargo (1996) e Três Anúncios para um Crime (2018), quando fez um famoso discurso citando o inclusion rider. Também foi indicada por
Mississippi em Chamas (1988), Quase Famosos (2000) e Terra Fria (2005).


Mollye Asher, por Nomadland
Baseada em Nova York, onde se formou em cinema, concorre ao Oscar pela primeira vez. Além de Nomadland, produziu os outros dois longas de Chloé Zhao, Songs My Brother Taught Me (2015) e Domando o Destino (2017). Seu trabalhos como produtora incluem Ela Perdeu o Controle (2004) e Swallow (2019). Também é diretora dos curtas 25 Missed Calls (2008), Guatemala (2008) e Slim and Lena (2009).


Luísa Pécora é jornalista e criadora do Mulher no Cinema – fotos: Getty Images

* O Mulher no Cinema publica perfis de todas as mulheres indicadas ao Oscar 2021 até 23/4. A cada dia é publicado um texto sobre uma categoria diferente. Acompanhe a série completa aqui.

*

Tudo sobre as mulheres no Oscar 2021:
+ Pela 1ª vez em 93 anos, mais de uma mulher disputa Oscar de direção
+ Dois longas dirigidos por mulheres concorrem ao Oscar de melhor filme
Conheça as diretoras negras que estão indicadas ao Oscar 2021
Produtora de Nomadland, Frances McDormand tem dupla indicação inédita
Viola Davis torna-se a atriz negra que mais vezes foi indicada ao Oscar
Aos 73 anos, Youn Yuh-jung é primeira atriz sul-coreana a disputar o Oscar
Mia Neal e Jamika Wilson são primeiras mulheres negras indicadas a cabelo e maquiagem

Duas mulheres disputam o Oscar 2021 de filme internacional
Dirigido por Maite Alberdi, chileno Agente Duplo disputa documentário

Top