Aquecendo os motores para o Oscar 2021, que ocorre em 25 de abril, o Mulher no Cinema publica, diariamente, breves perfis de todas as profissionais indicadas em cada uma das categorias.
Leia também: Como assistir aos filmes indicados ao Oscar 2021
Saiba mais: Veja todas as mulheres que já disputaram o Oscar de direção
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo
Já falamos sobre as concorrentes aos prêmios de melhor filme, direção, atriz, atriz coadjuvante, roteiro adaptado, roteiro original, filme internacional e documentário. A categoria agora é animação, na qual nenhum dos cinco longas indicados foi dirigido por uma mulher. No entanto, como a categoria também premia produtores, há quatro mulheres entre os 14 indivíduos na disputa. Saiba mais sobre elas:
*
Dana Murray, por Soul
Americana, trabalha na Pixar desde 2005, tendo passado por diferentes departamentos da empresa, incluindo arte e efeitos visuais. Também foi gerente de produção em filmes como Kilo (2010), Divertida Mente (2015) e Carros 3 (2017). Em 2018, concorreu ao Oscar de curta-metragem de animação como produtora de Lou. Com Soul, faz seu primeiro trabalho de produção em um longa-metragem.
Gennie Rim, por A Caminho da Lua
Passou pelos estúdios Pixar e Walt Disney, coordenando, por exemplo, o setor de iluminação em Carros (2006) e o de animação em Ratatouille (2007). Atualmente, é produtora executiva na empresa de Glen Keane, um dos diretores de A Caminho de Lua, filme pelo qual recebeu a primeira indicação ao Oscar. Outros trabalhos incluem a série Zé Coleta (2020) e o especial A Trash Truck Christmas (2020).
Kori Rae, por Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica
Começou a trabalhar na Pixar nos anos 1990 e desenvolveu sua carreira no estúdio. Foi responsável pela pré-produção de Up: Altas Aventuras (2009) e pela produção da série de curtas Mater’s Tall Tales (2008-2012). Produziu dois longas do diretor Dan Scanlon: Universidade Monstros (2013) e, agora, Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica (2020), que lhe rendeu a primeira indicação ao Oscar.
Peilin Chou, por A Caminho da Lua
Produtora no setor de animação da Netflix, tem mais de duas décadas de experiência na área. Ocupou cargos executivos na Disney, na Dreamworks, na Nickelodeon e na Spike TV antes de tornar-se diretora de criação no Pearl Studio. Foi lá que coproduziu o sucesso de bilheteria Abominável (2019). Concorre ao Oscar pela primeira vez por A Caminho da Lua, filme dirigido por Glen Keane e John Kahrs.
Luísa Pécora é jornalista e criadora do Mulher no Cinema – fotos: Getty Images
* O Mulher no Cinema publica perfis de todas as mulheres indicadas ao Oscar 2021 até 23/4. A cada dia é publicado um texto sobre uma categoria diferente. Acompanhe a série completa aqui.
*
Tudo sobre as mulheres no Oscar 2021:
+ Veja a lista completa com todas as mulheres indicadas ao prêmio
+ Pela 1ª vez em 93 anos, mais de uma mulher disputa Oscar de direção
+ Dois longas dirigidos por mulheres concorrem ao Oscar de melhor filme
+ Conheça as diretoras negras que estão indicadas ao Oscar 2021
+ Produtora de Nomadland, Frances McDormand tem dupla indicação inédita
+ Viola Davis torna-se a atriz negra que mais vezes foi indicada ao Oscar
+ Aos 73 anos, Youn Yuh-jung é primeira atriz sul-coreana a disputar o Oscar
+ Mia Neal e Jamika Wilson são primeiras mulheres negras indicadas a cabelo e maquiagem
+ Duas mulheres disputam o Oscar 2021 de filme internacional
+ Dirigido por Maite Alberdi, chileno Agente Duplo disputa documentário