Irã escolhe filme da diretora Narges Abyar como candidato ao Oscar

Dirigido por Narges Abyar, Breath será o candidato do Irã ao Oscar de filme estrangeiro. O país foi o ganhador da categoria neste ano com O Apartamento (2016), de Asghar Farhadi, que também recebeu a estatueta por A Separação (2011).

Breath narra a revolução iraniana do final da década de 1970 (que levou à queda do Xá Mohammad Reza Pahlevi e à ascensão ao poder do aiatolá Ruhollah Khomeini) do ponto de vista de uma menina, Bahar. Para sobreviver ao caos e à violência ao seu redor, ela cria seu próprio mundo de fantasia.

Concorrer ao Oscar de filme estrangeiro é um processo de três fases. Primeiro, cada país escolhe o seu candidato e o pré-indica à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Depois, em dezembro, será divulgada uma lista com semifinalistas. Por fim, em 23 de janeiro serão anunciados os cinco indicados que de fato disputarão o prêmio.

A cerimônia do Oscar será realizada em 4 de março.

Outros filmes dirigidos por mulheres na disputa são Alba, de Ana Cristina Barragán (Equador); Barrage, de Laura Schroeder (Luxemburgo); By The Time It Gets Dark, de Anocha Suwichakornpong (Tailândia); The Divine Order, de Petra Volpe (Suíça); First They Killed My Father, de Angelina Jolie (Camboja); Glory, de Kristina Grozeva e Petar Valchanov (Bulgária); Layla M., de Mijke de Jong (Holanda); Miner, de Hanna Antonina Wojcik Slak (Eslovênia); On Body and Soul, de Ildikó Enyedi (Hungria); Quit Staring at My Plate, de Hana Jusic (Croácia); Scary Mother, de Ana Urushadze (Geórgia); Small Talk, de Hui-Chen Huang (Taiwan); Spoor, de Agnieszka Holland (Polônia); Tempestad, de Tatiana Huezo (México); Verano 1993, de Carla Simón (Espanha); e Wajib, de Annemarie Jacir (Palestina).


Via Agência Mehr

Deixe um comentário

Top