Filme de Anocha Suwichakornpong é candidato da Tailândia ao Oscar

Mais uma diretora na busca por uma vaga na disputa pelo Oscar de filme estrangeiro: By The Time It Gets Dark, de Anocha Suwichakornpong, foi escolhido como o candidato da Tailândia ao prêmio.

O longa foi exibido no Brasil este ano no Olhar de Cinema – Festival Internacional de Cinema de Curitiba, que fez uma retrospectiva da cineasta. Anocha foi à Curitiba para o evento e ministrou uma masterclass.

A partir de um massacre histórico perpetrado pelo governo tailandês, o filme fala sobre memória e cinema. Nas palavras de Anocha, é “uma tentativa de lidar com a impossibilidade de fazer um filme histórico em um lugar onde não há história”.

Concorrer ao Oscar de filme estrangeiro é um processo de três fases. Primeiro, cada país escolhe o seu candidato e o pré-indica à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Depois, em dezembro, será divulgada uma lista com semifinalistas. Por fim, em 23 de janeiro serão anunciados os cinco indicados que de fato disputarão o prêmio.

A cerimônia do Oscar será realizada em 4 de março. Outros filmes dirigidos por mulheres que estão na disputa incluem The Divine Order, de Petra Volpe (Suíça), e Wajib, de Annemarie Jacir (Palestina).


Via Hollywood Reporter

Deixe um comentário

Top