Geórgia escolhe “Scary Mother”, de Ana Urushadze, como candidato ao Oscar

O longa-metragem de estreia da diretora Ana Urushadze será o representante da Geórgia no Oscar. Scary Mother foi o escolhido para buscar uma vaga na disputa pela estatueta de melhor filme estrangeiro.

A história gira em torno de Manana (Nato Murvanidze), mulher cansada dos afazeres domésticos que começa a escrever um thriller erótico. Quando o marido, Anri (Dimitri Tatishvili) lê a obra, sente que sua zona de conforto está ameaçada.

Leia também: Cinco filmes dirigidos por mulheres concorrem à indicação brasileira ao Oscar

Scary Mother ganhou o principal prêmio do Festival de Sarajevo e o troféu de melhor longa de estreia no Festival de Locarno. A diretora é filha do cineasta Zaza Urushadze, indicado ao Oscar de filme estrangeiro em 2013 por Tangerinas.

Concorrer ao Oscar de filme estrangeiro é um processo de três fases. Primeiro, cada país escolhe o seu candidato e o pré-indica à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Depois, em dezembro, será divulgada uma lista com semifinalistas. Por fim, em 23 de janeiro serão anunciados os cinco indicados que de fato disputarão o prêmio.

A cerimônia do Oscar será realizada em 4 de março. Outros filmes dirigidos por mulheres na disputa são By The Time It Gets Dark, de Anocha Suwichakornpong (Tailândia); The Divine Order, de Petra Volpe (Suíça); On Body and Soul, de Ildikó Enyedi (Hungria); e Wajib, de Annemarie Jacir (Palestina). O Brasil anuncia o seu candidato no dia 15.


Via Hollywood Reporter

Deixe um comentário

Top