Codirigido por Kristina Grozeva, “Glory” representará a Bulgária no Oscar

Glory, longa-metragem escrito e dirigido por Kristina Grozeva e Petar Valchanov que estreou nesta quinta-feira (14) no Brasil, será o candidato da Bulgária ao Oscar de filme estrangeiro.

Leia também: Cinco filmes dirigidos por mulheres concorrem à indicação brasileira ao Oscar

Exibido no Festival de Locarno, Glory conta a história de Tsanko Petrov, um trabalhador ferroviário que encontra uma enorme quantia de dinheiro nos trilhos do trem e a entrega para a polícia, que o recompensa com um relógio de pulso que logo para de funcionar. Enquanto isso, uma autoridade do Ministério dos Transportes perde o antigo relógio de Petrov. Ele então começa uma luta desesperada para recuperar seu velho objeto e sua dignidade.

A Bulgária nunca ganhou um Oscar de filme estrangeiro, mas envia seus candidatos desde 1970.

Concorrer ao Oscar de filme estrangeiro é um processo de três fases. Primeiro, cada país escolhe o seu candidato e o pré-indica à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Depois, em dezembro, será divulgada uma lista com semifinalistas. Por fim, em 23 de janeiro serão anunciados os cinco indicados que de fato disputarão o prêmio.

A cerimônia do Oscar será realizada em 4 de março. Outros filmes dirigidos por mulheres na disputa são By The Time It Gets Dark, de Anocha Suwichakornpong (Tailândia); The Divine Order, de Petra Volpe (Suíça); On Body and Soul, de Ildikó Enyedi (Hungria); Quit Staring at My Plate, de Hana Jusic (Croácia); Scary Mother, de Ana Urushadze (Geórgia); Spoor, de Agnieszka Holland (Polônia); Wajib, de Annemarie Jacir (Palestina).

Deixe um comentário

Top