Polônia escolhe “Spoor”, de Agnieszka Holland, como candidato ao Oscar

Um longa dirigido por Agnieszka Holland, de Filhos da Guerra (1990) e Na Escuridão (2011), será o representante da Polônia no Oscar. Exibido no Festival de Berlim, Spoor vai tentar uma vaga na disputa pela estatueta de filme estrangeiro.

O filme se passa na temporada de caça da Polônia e é centrado em Janina Duszejko (Agnieszka Mandat-Grabka), uma ativista pelos direitos dos animais que vive sozinha na região de Klodzko. Quando uma série de crimes misteriosos começam a acontecer, ela tem a certeza de que sabe o que está por trás deles.

Leia também: Cinco filmes dirigidos por mulheres concorrem à indicação brasileira ao Oscar

A filha de Agniesza Holland, Kasia Adamik, é creditada como codiretora do filme, que é baseado no livro de Olga Tokarczuk. A Polônia já foi indicada a melhor filme estrangeiro nove vezes e levou o prêmio em 2014 com Ida, de Pawel Pawlikowski.

Concorrer ao Oscar de filme estrangeiro é um processo de três fases. Primeiro, cada país escolhe o seu candidato e o pré-indica à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Depois, em dezembro, será divulgada uma lista com semifinalistas. Por fim, em 23 de janeiro serão anunciados os cinco indicados que de fato disputarão o prêmio.

A cerimônia do Oscar será realizada em 4 de março. Outros filmes dirigidos por mulheres na disputa são By The Time It Gets Dark, de Anocha Suwichakornpong (Tailândia); The Divine Order, de Petra Volpe (Suíça); On Body and Soul, de Ildikó Enyedi (Hungria); Quit Staring at My Plate, de Hana Jusic (Croácia); Scary Mother, de Ana Urushadze (Geórgia); Wajib, de Annemarie Jacir (Palestina). O Brasil anuncia seu escolhido nesta sexta-feira (15).


Via Hollywood Reporter

Deixe um comentário

Top