Croácia escolhe filme de Hana Jusic como candidato ao Oscar

46O primeiro longa-metragem solo de Hana Jusic na direção será o candidato da Croácia ao Oscar de filme estrangeiro. Se for escolhido pela Academia, Quit Staring at My Plate se tornará a primeira produção croata a disputar a categoria.

Exibido na mostra Venice Days do Festival de Veneza de 2016, o filme conta a história de Marijana, jovem que tem de cuidar da família após o pai controlador sofrer um derrame. Isso inclui tomar conta da mãe irresponsável e do irmão mais velho, que tem deficiência mental. Nesta nova realidade, ela explora sua força, sua sexualidade e a sensação de ter liberdade.

Leia também: Cinco filmes dirigidos por mulheres concorrem à indicação brasileira ao Oscar

Concorrer ao Oscar de filme estrangeiro é um processo de três fases. Primeiro, cada país escolhe o seu candidato e o pré-indica à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Depois, em dezembro, será divulgada uma lista com semifinalistas. Por fim, em 23 de janeiro serão anunciados os cinco indicados que de fato disputarão o prêmio.

A cerimônia do Oscar será realizada em 4 de março. Outros filmes dirigidos por mulheres na disputa são By The Time It Gets Dark, de Anocha Suwichakornpong (Tailândia); The Divine Order, de Petra Volpe (Suíça); On Body and Soul, de Ildikó Enyedi (Hungria); Scary Mother, de Ana Urushadze (Geórgia); e Wajib, de Annemarie Jacir (Palestina).


Via Hollywood Reporter

Deixe um comentário

Top