Filme de Angelina Jolie será o candidato do Camboja ao Oscar

First They Killed My Father, dirigido por Angelina Jolie e produzido pela Netflix, será o candidato do Camboja a uma vaga na disputa pelo Oscar de filme estrangeiro. O longa já está disponível para streaming ao redor do mundo e entrou em cartaz nos cinemas do país, do qual Jolie, nascida nos Estados Unidos, é cidadã.

Baseado no livro homônimo  e autobiográfico da ativista cambojana Loung Ung, First They Killed My Father conta como ela e sua família lutaram para sobreviver ao genocídio promovido pelo regime do Khmer Vermelho na década de 1970. A atriz Sareum Srey Moch interpreta Loung Ung na infância.

Um dos produtores do longa é o cambojano Rithy Panh, diretor de A Imagem que Falta (2013), indicado ao Oscar de filme estrangeiro. Concorrer é um processo de três fases. Primeiro, cada país escolhe o seu candidato e o pré-indica à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Depois, em dezembro, será divulgada uma lista com semifinalistas. Por fim, em 23 de janeiro serão anunciados os cinco indicados que de fato disputarão o prêmio.

A cerimônia do Oscar será realizada em 4 de março. Outros filmes dirigidos por mulheres na disputa são By The Time It Gets Dark, de Anocha Suwichakornpong (Tailândia); The Divine Order, de Petra Volpe (Suíça); Glory, de Kristina Grozeva e Petar Valchanov (Bulgária); On Body and Soul, de Ildikó Enyedi (Hungria); Quit Staring at My Plate, de Hana Jusic (Croácia); Scary Mother, de Ana Urushadze (Geórgia); Spoor, de Agnieszka Holland (Polônia); Tempestad, de Tatiana Huezo (México); e Wajib, de Annemarie Jacir (Palestina).


Via Hollywood Reporter

Deixe um comentário

Top