Aquecendo os motores para o Oscar 2018, que ocorre em 4 de março, Mulher no Cinema vai publicar, diariamente, um breve perfil de todas as profissionais femininas indicadas em cada uma das categorias.
Oscar 2018: Veja a lista com todas as mulheres indicadas ao prêmio deste ano
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Já falamos sobre as mulheres que disputam melhor filme, atriz, atriz coadjuvante, direção, roteiro adaptado, roteiro original, direção de fotografia, edição, direção de arte, figurino, cabelo e maquiagem, mixagem de som, animação, documentário, filme estrangeiro e canção original.
Chegou a vez de falarmos das categorias de curta-metragem, divididas em documentário, animação e live-action. No total, há 15 curtas em competição, sendo apenas cinco dirigidos por mulheres. Saiba mais:
CURTA DE DOCUMENTÁRIO
Elaine McMillion Sheldon, por Heroína(s)
Americana, divide sua primeira indicação ao Oscar com o marido, Kerrin James Sheldon. É diretora de Heroína(s), que está disponível na Netflix e narra a luta de três mulheres contra uma epidemia de opioides em uma cidade dos EUA. Ganhou o prêmio Peabody e foi indicada ao Emmy pelo documentário Hollow (2013). Outros trabalhos incluem Lincoln County Massacre (2011), The Lower 9 (2012), For Seamus (2013), e 11/8/16 (2017).
Kate Davis, por Traffic Stop
Nascida nos EUA, tem 57 anos e começou a carreira na década de 1980, fazendo carreira também como montadora. É diretora de Traffic Stop, produção da HBO sobre uma professora negra que teve prisão dramática após ser parada por um policial no Texas. Divide a primeira indicação ao Oscar com o marido, David Heilbroner. Também dirigiu GirlTalk (1987), Southern Comfort (2001), Waiting for Armageddon (2009) e O Ataque a Newburgh (2014).
Laura Checkoway, por Edith+Eddie
Com formação em jornalismo, a americana é diretora de Edith+Eddie, curta que está no YouTube e narra a história de amor de um casal interracial na faixa dos 90 anos. Concorre ao Oscar pela primeira vez, ao lado do produtor Thomas Lee Wright. Também dirigiu o longa Lucky (2014) e o curta Wolffland (2016) e é coautora dos livros My Infamous Life: The Autobiography of Mobb Deep’s Prodigy e My Voice: A Memoir by Angie Martinez.
CURTA DE ANIMAÇÃO
Dana Murray, por Lou
Americana, trabalha na Pixar desde 2005, tendo atuado em diferentes departamentos, incluindo arte e efeitos visuais. Também foi gerente de produção em filmes como Kiko (2010), Divertida Mente (2015) e Carros 3 (2017). É produtora de Lou, curta-metragem sobre uma criatura que mora em uma caixa de achados e perdidos para brinquedos. Esta é sua primeira indicação ao Oscar, que divide com o diretor e produtor Dave Mullins.
Ru Kuwahata, por Negative Space
Japonesa, trabalha em parceria com o americano Max Porter, com quem divide a primeira indicação ao Oscar. A dupla tem especial interesse na mescla de técnicas digitais e analógicas de animação, e já dirigiu quatro curtas: Something Left, Something Taken (2010), Between Times (2014), Perfect Houseguest (2016) e Negative Space (2017), que retrata a relação de pai e filho que se conectam através da arte de arrumar uma mala.
CURTA DE LIVE-ACTION
Katja Benrath, por Watu Wote: All of Us
Alemã, 38, começou a carreira no teatro e descobriu o cinema estudando canto e atuação em Viena. Trabalhou como atriz e em 2006 lançou Puppenspiel, seu primeiro curta como diretora. O sexto, Watu Wote: All of Us, ganhou a versão estudantil do Oscar e agora concorre ao troféu oficial. O filme retrata um ataque terrorista contra um ônibus que levava cristãos e muçulmanos no Quênia, em 2015. Sua primeira indicação à estatueta é em parceria com o produtor Tobias Rosen.
Rachel Shenton, por The Silent Child
Inglesa, 30, trabalha como atriz desde 2005 e teve papéis nas séries Hollyoaks (2010-2013) e Switched at Birth (2014-2017). Na adolescência, aprendeu língua de sinais após seu pai ficar surdo por causa de um tratamento médico. The Silent Child, no qual atua, é sua estreia como roteirista e conta a história de uma menina surda que aprende a se comunicar com uma assistente social. Concorre ao Oscar pela primeira vez, em parceria com o diretor Chris Overton.