Quatro diretoras disputarão Palma de Ouro em Cannes

Quatro filmes dirigidos por mulheres estão entre os 18 que concorrerão à Palma de Ouro na edição deste ano do Festival de Cannes. Apesar de muito baixo, o índice representa uma melhora no histórico do evento: a única outra vez em que quatro mulheres estiveram na competição foi em 2011, quando havia 20 concorrentes.

Leia também: Veja os principais prêmios recebidos por mulheres em Cannes
Palma de Ouro: Conheça os filmes dirigidos por mulheres que já concorreram
Premiados: Os filmes estrelados por mulheres que ganharam a Palma de Ouro
Saiba mais:
 Veja todas as mulheres que presidiram o júri de Cannes

Os longas dirigidos por mulheres na principal competição deste ano são: Atlantique, de Mati Diop; Little Joe, de Jessica Hausner; Portrait de la Jeune Fille en Feu, de Céline Sciamma; e Sybil, de Justine Triet.

Para se ter uma ideia, em 2018 foram três filmes dirigidos por mulheres entre 21 concorrentes; em 2017, três entre 19; em 2016, três entre 20; e em 2015, dois entre 19. Em toda a história do festival, apenas um longa dirigido por mulher foi premiado com a Palma de Ouro: O Piano, de Jane Campion, em 1993.

Considerando as demais mostras de Cannes este ano, há 13 títulos dirigidos ou codirigidos por mulheres na seleção oficial, também uma melhora, ainda que tímida, em relação aos últimos anos.

A expectativa por um avanço mais significativo era grande após a edição de 2018 do festival, que contou com um protesto liderado por Cate Blanchett e Agnès Varda (1929-2019) – que, aliás, estampa o pôster do festival este ano -, além da assinatura de um documento no qual a direção de Cannes se comprometeu a trabalhar para incluir mais mulheres e ser mais transparente em seu processo de seleção. Graças a este documento, organizado pelas ativistas do grupo francês 5050×2020, neste ano o festival divulgou a lista de membros do comitê de seleção que, conforme prometido, teve o mesmo número de homens e mulheres. De acordo com o site Deadline, a direção prometeu divulgar a quantidade de diretoras que inscreveram filmes.

Entre os filmes de diretoras que serão exibidos em outras mostras de Cannes estão Share, de Pippa Bianco; Adam, de Maryam TouzaniPapicha, deMounia Meddour; Bull, de Annie Silverstein; e A Brother’s Love, de Monia Chokri. O festival começa em 14 de maio.

Deixe um comentário

Top