Cannes: 15% dos candidatos à Palma de Ouro são de diretoras

Apenas três dos 20 filmes que disputarão a Palma de Ouro na edição deste ano do Festival de Cannes são dirigidos por mulheres, o equivalente a 15%. No ano passado, diretoras foram responsáveis por dois dos 19 filmes na competição principal.

As mulheres na disputa de 2016 são Maren Ade, com Toni Erdman; Andrea Arnold, com American Honey (foto acima); e Nicole Garcia, com From the Land of the Moon.

Na mostra Um Certo Olhar, a segunda mais importante do festival, concorrem Delphine Coulin e Muriel Coulin, com Voir du Pays; Stéphanie Di Giusto, com La Danseuse; Maha Haj, com Omar Shakhsiya; e Andrea Testa, com La Larga Noche de Francisco Sanctis.

Jogo do Dinheiro, de Jodie Foster, será exibido fora de competição.

Filmes sobre mulheres

A disputa pela Palma de Ouro inclui uma série de filmes centrados em mulheres, muitos deles na nossa lista de mais aguardados do ano. Um deles é Aquarius, do brasileiro Kleber Mendonça Filho, no qual Sonia Braga interpreta uma mulher com o dom de viajar no tempo.

Outros são Julieta, de Pedro Almodóvar; Personal Shopper, de Olivier Assayas; e La Fille Inconue, dos irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne.

O Festival de Cannes será realizado de 11 a 22 de maio.

Top