5 filmes dirigidos por mulheres para ver no streaming em janeiro

Todos os meses o Mulher no Cinema publica uma lista com dicas de filmes dirigidos por mulheres para assistir online, em plataformas como Netflix, Amazon Prime Video, HBO Go, Now, Google Play e YouTube.

Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e tenha acesso a conteúdo exclusivo
#52FilmsByWomen: 
Apoie as mulheres do cinema vendo um filme por semana

São títulos de diferentes gêneros, que mostram a variedade do trabalho das mulheres no cinema e ajudam nos dias em que a vontade de ver um filme é grande, mas a inspiração não vem.

Veja o que assistir no streaming em janeiro:


“Uma Equipe Muito Especial”
[A League of Their Own, EUA, 1992]

Disponível na HBO Go

A partir de personagens fictícios, o filme da diretora Penny Marshall (1943-2018) conta a história real da criação da Liga Americana de Beisebol Feminino. Nos anos 1940, quando a maior parte dos jogadores profissionais estava lutando na Segunda Guerra (1939-1945), um dirigente decide recrutar mulheres para o esporte. O elenco encabeçado por Geena Davis também inclui Lori Petty, Rosie O’Donnell, Madonna e Tom Hanks.


“Esplendor”
[Hikari, Japão/França, 2017]
Disponível na Apple TV, Google Play, Now, Telecine, Vivo Play e YouTube

O trabalho de Misako é fazer audiodescrição de filmes para deficientes visuais. Durante uma exibição teste, ela conhece Nakamori, fotógrafo que está perdendo a visão. Quando Misako descobre as fotografias de Nakamori, é levada de volta ao seu passado. Juntos, os dois vão aprender a enxergar o mundo. Dirigido por Naomi Kawase, o filme competiu na principal mostra do Festival de Cannes.


“Indústria Americana”
[American Factory, EUA, 2019]
Disponível na Netflix

Em 2008, a GM fechou uma fábrica na cidade americana de Dayton, em Ohio. A fábrica foi comprada em 2014 pela empresa chinesa Fuyao Glass, que produz vidros para carros, e reabriu suas portas dois anos depois. Os moradores se animaram com a oferta de empregos, mas como os conflitos culturais vão interferir nesta operação? Dirigido por Julia Reichert e Steven Bognar, é semifinalista ao Oscar de documentário.


"Los Silencios", de Beatriz Seigner

“Los Silencios”
[Brasil/França/Colômbia, 2018]

Disponível na Apple TV, Google Play e YouTube

Fugindo de conflitos armados, Amparo tem de lidar com o desaparecimento da filha e do marido, enquanto espera por documentos para tentar passar pela fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru. Escrito e dirigido por Beatriz Seigner, o filme foi exibido na Quinzena dos Realizadores de Cannes e muito citado como o melhor de 2019 por cineastas brasileiras ouvidas pelo Mulher no Cinema. Leia a entrevista com a diretora


“Mercado de Capitais”
[Equity, EUA, 2016]
Disponível na Netflix

Naomi tem um alto cargo em um banco de investimentos americano, mas quer subir ainda mais na escada corporativa fechando um negócio espetacular. Ela vai atrás de um controverso IPO (Oferta Pública Inicial, o meio pelo qual uma empresa particular é vendida ao público), enquanto lida com investigações de fraude lideradas por uma procuradora. Direção de Meera Menon. Saiba mais sobre o filme


Luísa Pécora é jornalista, criadora e editora do Mulher no Cinema

Deixe um comentário

Top