SAG premia Frances McDormand e Claire Foy em noite de apoio às mulheres

Frances McDormand, Claire Foy e Nicole Kidman foram algumas das ganhadoras do Screen Actors Guild Awards, o prêmio do Sindicato dos Atores, entregue neste domingo (21) em Los Angeles. Embora as artistas não tenham repetido o dress code preto do Globo de Ouro, assédio e igualdade de gênero voltaram a ser os grandes temas da noite.

Saiba mais: Leia o discurso de Nicole Kidman no SAG – na íntegra e em português
Recorde: Julia Louis-Dreyfus é a maior vencedora da história do SAG Awards
Leia também: 7 momentos em que as mulheres brilharam no Globo de Ouro

A avalanche de denúncias de assédio sexual em Hollywood, muitas delas feitas por atrizes, levou a organização do SAG a convidar apenas mulheres para entregar todos os troféus da noite. Além disso, a atriz Kristen Bell foi escolhida como a primeira mestre de cerimônias da história da premiação (mas com curto tempo de palco, sua atuação passou quase batida).

Presente para apresentar um dos prêmios, a atriz Rosana Arquette, uma das mulheres que denunciaram os abusos do produtor Harvey Weinstein, aproveitou para citar outras vítimas: “Estou aqui apoiando muitas mulheres: Asia Argento, Annabella Sciorra, Ashley Judd, Daryl Hannah, Mira Sorvino, Anthony Rapp, Olivia Munn. A todos vocês, muito obrigada.”

Além disso, Brie Larson e Lupita Nyong’o falaram rapidamente – e sem dar detalhes – sobre a adoção por parte do SAG de um código de conduta contra o assédio. O documento foi desenvolvido em parceria com o Time’s Up, movimento do qual participam mais de 300 mulheres, e ao qual a presidente do Sindicato dos Atores, Gabrielle Carteris, manifestou apoio.

“Podemos e devemos criar um ambiente no qual discriminação, assédio e abuso já não são tolerados”, afirmou. “Não se enganem: isto não é um momento, é um movimento. E nossa força vem de nossa união.”

As premiadas

O SAG confirmou quase todos os ganhadores de eventos anteriores, como o Globo de Ouro, o Critics Choice Awards e o Emmy. Nas categorias de cinema, Três Anúncios para um Crime levou melhor elenco, melhor atriz para Frances McDormand e melhor ator coadjuvante para Sam Rockwell. Allison Janney, de Eu, Tonya, foi escolhida melhor atriz coajduvante.

A única surpresa da noite foi o fato de a série The Handmaid’s Tale, ganhadora das principais premiações até aqui, ter sido ignorada pelo SAG. This Is Us ficou com o prêmio de melhor elenco de série dramática enquanto Claire Foy, de The Crown, repetiu a vitória do ano passado na categoria de melhor atriz, na qual muitos apostavam na vitória de Elisabeth Moss.

Escolhida melhor atriz de comédia, Julia Louis-Dreyfus tornou-se a artista mais premiada da história do SAG, com nove troféus. A artista passa por um tratamento contra câncer e não compareceu ao evento, que também deu à série protagonizada por ela, Veep, o prêmio de melhor elenco de comédia.

Para completar, Nicole Kidman ganhou o primeiro SAG da carreira, após dez indicações sem vitória desde 2002. A atriz de Big Little Lies fez um emocionado discurso destacando os bons papéis recentes para mulheres com mais de 40 anos e pedindo contínuo apoio da indústria para contar suas histórias. Veja as mulheres premiadas no SAG Awards:

CINEMA

Melhor atriz
Frances McDormand, por Três Anúncios para um Crime

Melhor atriz coadjuvante
Allison Janney, por Eu, Tonya

+

TV

Melhor atriz de série de drama
Claire Foy, por The Crown

Melhor atriz de série de comédia
Julia Louis-Dreyfus, por Veep

Melhor atriz de minissérie ou filme para a TV
Nicole Kidman, por Big Little Lies


Foto: Vince Bucci/Invision/AP/Rex/Shut

Deixe um comentário

Top