Séries estreladas por mulheres dominaram as principais categorias do Emmy, o Oscar da televisão americana, realizado neste domingo (17) em Los Angeles. The Handmaid’s Tale venceu como melhor drama, Veep se consagrou como melhor comédia e Big Little Lies levou o troféu de minissérie.
Leia também: Lena Waithe é a primeira mulher negra a ganhar o Emmy de roteiro de comédia
Saiba mais: Reed Morano é a primeira mulher a ganhar o Emmy de direção de drama em 22 anos
A escritora Margaret Atwood, cuja obra inspirou The Handmaid’s Tale, esteve na cerimônia e presenciou o triunfo da série, bem como o da atriz Elisabeth Moss, que finalmente ganhou um Emmy após outras oito indicações pelo trabalho em Mad Men e Top of The Lake. O programa também deu os troféus de atriz coadjuvante para Ann Dowd, de roteiro de série dramática para Bruce Miller e de direção de série dramática para Reed Morano.
Este último prêmio quebrou um jejum de 22 anos para as mulheres na categoria, desde que Mimi Leder foi reconhecida pelo trabalho em E.R. Reed, que começou a carreira como diretora de fotografia e estreou na direção de longa-metragem com Meadowland (2015), era uma de três mulheres em um total de sete indicados: além dela, disputavam Kate Dennis, também por The Handmaid’s Tale, e Lesli Linka Glatter, por Homeland.
Um tabu maior ainda foi quebrado por Lena Waithe, de Master of None, que tornou-se a primeira mulher negra a ganhar o Emmy na categoria de roteiro de série de comédia – um prêmio dividido com Aziz Ansari.
Big Little Lies também se destacou, superando Feud: Bette e Joan e The Night Of, seus principais concorrentes nas categorias de minissérie. O programa deu o troféu de melhor atriz para Nicole Kidman (no primeiro Emmy da carreira), atriz coadjuvante para Laura Dern, ator coadjuvante para Alexander Skarsgard e direção para Jean-Marc Vallée.
No palco para agradecer o prêmio de melhor minissérie, Nicole e Reese Witherspoon, que também atuaram como produtoras executivas, fizeram um apelo por melhores papéis femininos. “Tragam mulheres para o centro de suas próprias histórias e façam delas as heroínas de suas próprias histórias”, disse Reese.
Em sua penúltima temporada, Veep também ampliou o recorde de Julia Louis-Dreyfus, única artista (homem ou mulher) a ganhar seis troféus consecutivos pela mesma personagem.
Sem terem sido premiadas, Lily Tomlin e Jane Fonda protagonizaram um dos momentos mais marcantes da noite, subindo ao palco ao lado de Dolly Parton para uma reunião do elenco de Como Eliminar Seu Chefe. “Em 1980, naquele filme”, disse Jane Fonda, “nós nos recusamos a ser controladas por um machista, egoísta, mentiroso, hipócrita, intolerante.” “E em 2017”, completou Lily Tomlin, “ainda nos recusamos a ser controladas por um machista, egoísta, mentiroso, hipócrita, intolerante”, na mais potente das várias referências ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Veja as mulheres premiadas na cerimônia deste domingo:
Atriz de série dramática
Elisabeth Moss, por The Handmaid’s Tale
Atriz de série de comédia
Julia Louis-Dreyfus, por Veep
Atriz de minissérie
Nicole Kidman, por Big Little Lies
Atriz coadjuvante em série dramática
Ann Dowd, por The Handmaid’s Tale
Atriz coadjuvante em série de comédia
Kate McKinnon, por Saturday Night Live
Atriz coadjuvante em minissérie ou filme para a TV
Laura Dern, por Big Little Lies
Direção em série dramática
Reed Morano, por The Handmaid’s Tale
Roteiro de série de comédia
Lena Waithe, por Master of None
Roteiro de série de varierdades
Jill Twiss e Juli Weiner, por Last Week Tonight with John Oliver
Série de drama
The Handmaid’s Tale
Mulheres na produção: Fran Sears, Ilene Chaiken, Sheila Hockin, Kira Snyder, Elisabeth Moss, Leila Gerstein.
Série de comédia
Veep
Mulheres na produção: Julia Louis-Dreyfus, Georgia Pritchett, Jennifer Crittenden, Gabrielle Allan, Rachel Axler.
Minissérie
Big Little Lies
Mulheres na produção: Reese Witherspoon, Bruna Papandrea, Nicole Kidman, Barbara A. Hall.
Filme para a televisão
Black Mirror: San Junipero
Mulheres na produção: Annabel Jones e Laurie Borg
Reality show
The Voice
Mulheres na produção: Audrey Morrisey, Kyra Thompson, Amanda Zucker, Anthea Bhargava,May Johnson, Ashley Baumann-Sylvester,Brittany Martin Porter, Kyley Tucker, Amanda Silva Borden.
Talk show
Last Week Tonight with John Oliver
Mulheres na produção: Liz Stanton
Programa de esquetes
Saturday Night Live
Mulheres na produção: Lindsay Shookus