Quatro diretoras avançam na disputa pelo Oscar de melhor filme internacional

Quatro longas dirigidos por mulheres estão entre os 15 semifinalistas que seguem na disputa pelo Oscar de melhor filme internacional, categoria que antes era conhecida como “melhor filme estrangeiro”. A lista foi divulgada nesta quarta-feira (21) pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Saiba mais: Veja todas as diretoras que concorreram ao Oscar de filme internacional
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Os filmes de diretoras que seguem na disputa são Colmeia, de Blerta Basholli, que representa o Kosovo; O Homem Ideal, de Maria Schrader, candidato da Alemanha; A Noite do Fogo, de Tatiana Huezo, que busca a indicação para o México; e Playground, de Laura Wandel, representante da Bélgica.

Neste ano, 22 dos 93 longas inscritos para concorrer categoria foram dirigidos ou codirigidos por mulheres, o equivalente a 23,6%. O índice representou uma queda considerável em relação ao registrado entre os pré-candidatos ao Oscar de 2021, que ficara em 35,4% – o mais alto desde que o Mulher no Cinema começou a fazer este levantamento, em 2016.

De acordo com as regras da Academia, o filme internacional é um longa-metragem produzido foram dos Estados Unidos que tem mais de 50% do diálogo falado em língua não inglesa. 

Concorrer na categoria de filme internacional é um processo de três fases. Primeiro, cada país escolhe o seu candidato e o pré-indica à Academia. Na segunda etapa, a lista de 15 semifinalistas é divulgada. E mais tarde, em 8 de fevereiro, os cinco filmes escolhidos para de fato disputar a estatueta serão conhecidos.

A entrega do Oscar 2022 será em 27 de março.

Top