Nove documentários dirigidos por mulheres seguem na disputa pelo Oscar

Nove filmes dirigidos ou codirigidos por mulheres estão entre os 15 que seguem na disputa pelo Oscar de documentário. A lista de semifinalistas foi divulgada nesta quarta-feira (21) pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável pela entrega da estatueta.

Saiba mais: Quatro diretoras avançam na disputa pelo Oscar de documentário
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Os documentários dirigidos por mulheres que seguem na disputa são Ascension, de Jessica Kingdon; Attica, de Traci Curry e Stanley Nelson; Faya Dayi, de Jessica Beshir; In the Same Breath, de Nanfu Wang; Julia, de Julie Cohen e Betsy West; President, de Camilla Nielsson; The Rescue, de Elizabeth Chai Vasarhelyi e Jimmy Chin; Simple as Water, de Megan Mylan; e Writing with Fire (foto), de Rintu Thomas e Sushmit Ghosh.

Neste ano, 60 dos 138 filmes inscritos para concorrer ao Oscar de melhor documentário foram dirigidos ou codirigidos por mulheres – o equivalente a 43,4%. Foi o segundo maior índice registrado pelo levantamento do Mulher no Cinema, que é feito anualmente desde 2016. 

Os cinco longas que de fato disputarão o Oscar serão conhecidos em 8 de fevereiro, e a entrega do prêmio será em 27 de março. Veja também a lista de semifinalistas ao prêmio de filme internacional.

Top