Kiyoko Shibuya é a terceira mulher a ganhar o Oscar de efeitos visuais

A japonesa Kiyoko Shibuya tornou-se a terceira mulher a vencer o Oscar na categoria de efeitos visuais. Ela foi premiada na cerimônia deste domingo (10) pelo trabalho em Godzilla Minus One, dividindo o prêmio com Masaki Takahashi, Tatsuji Noji e o diretor Takashi Yamazaki.

Oscar 2024: Veja todas as mulheres premiadas na edição deste ano
Histórico: Veja todas as mulheres que já disputaram o Oscar de direção
Saiba mais: Conheça os longas dirigidos por mulheres que concorreram a melhor filme
Apoie: Seja apoiador do Mulher no Cinema e tenha acesso a conteúdo exclusivo

Shibuya era a única mulher entre os 20 indivíduos indicados ao Oscar de efeitos visuais em 2024. Antes dela, as únicas outras premiadas tinham sido Suzanne M. Benson, por Alien (1986), e Sara Bennett, por Ex Machina (2015). Além delas, só mais duas mulheres concorreram na categoria: Pamela Easley, por Risco Total (1993), e Genevieve Camilleri, por Amor e Monstros (2020).

Shibuya trabalhou como diretora de efeitos visuais em vários outros filmes de Yamazaki, incluindo Zero Eterno (2013), Patrulha Estrelar (2010) e O Sol Sempre se Põe na Terceira Rua (2005). Ela também produziu dois filmes da franquia Stand By Me Doraemon, dos quais Yamazaki é um dos diretores.

Veja um vídeo sobre os efeitos visuais de Godzilla Minus One (em inglês):

De acordo com o jornal Japan Times, Godzilla Minus One foi a primeira produção japonesa a concorrer ao Oscar de efeitos visuais e o primeiro filme da franquia Godzilla a receber uma indicação ao Oscar. Segundo a revista Variety, Yamazaki também é o primeiro diretor a vencer na categoria desde Stanley Kubrick, que ganhou por 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968).

O Oscar 2024 premiou 13 mulheres, uma a mais do que em 2023, mas quatro a menos do que em 2021, quando foram 17. Assim como no ano passado, apenas dois filmes dirigidos por mulheres foram reconhecidos pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas: Anatomia de uma Queda, de Justine Triet, que venceu na categoria de roteiro original, e Barbie, de Greta Gerwig, que levou o prêmio de melhor canção.

Veja aqui a lista completa com todas as mulheres premiadas no Oscar 2024.


Foto do topo: Masaki Takahashi, Takashi Yamazaki, Kiyoko Shibuya e Tatsuji Nojima no Oscar 2024 – Crédito: Michael Baker / ©A.M.P.A.S.

Top