5 filmes para ver no streaming em novembro

Todos os meses o Mulher no Cinema publica uma lista com dicas de filmes dirigidos por mulheres que você pode assistir online, em plataformas como Netflix, Amazon Prime Video, HBO Go, Now, Telecine, Mubi, Belas à La Carte, Google Play, iTunes e YouTube, entre outras.

Leia também: 10 filmes com mulheres na direção de fotografia para ver online
Apoie: 
Colabore com o Mulher no Cinema e tenha acesso a conteúdo exclusivo
#52FilmsByWomen: 
Apoie as mulheres do cinema vendo um filme por semana

São títulos de diferentes gêneros, que mostram a variedade do trabalho das mulheres no cinema e ajudam nos dias em que a vontade de ver um filme é grande, mas a inspiração não vem.

Veja o que assistir no streaming em novembro:


“A Cidade Onde Envelheço”
[Brasil/Portugal, 2016]
Disponível no Google Play, iTunes, Netflix, Now e Vivo Play

Estreando na ficção após documentários como Aboio (2005) e A Falta que me Faz (2009), a diretora Marília Rocha conta a história de duas amigas portuguesas que se reencontram no Brasil após muito tempo sem se ver. Uma já está no país faz tempo e tem saudades de casa; a outra, acaba de chegar e está animada com a nova vida. Estrelado por Elisabete Francisca e Francisca Manuel. Leia entrevista com a diretora


“In My Room”
[França/Itália, 2020]
Disponível no MUBI

O curta de Mati Diop (premiada em Cannes pelo longa Atlantique) foi criado durante a pandemia e é baseado em gravações em áudio que ela fez da avó, Maji, durante os três últimos anos de sua vida, no apartamento no qual ela morava em Paris. O filme integra a coleção “Women’s Tales”, patrocinada pela marca de roupas Miu Miu, que inclui trabalhos de diretoras como Agnés Varda, Chloë Sevigny, Haifaa Al-Mansour, Ava DuVernay e Lynne Ramsay. Todos os 20 curtas da coleção estão disponíveis no catálogo do MUBI.


“As Mortes de Dick Johnson”
[Dick Johnson Is Dead, EUA, 2020]
Disponível na Netflix

A diretora Kirsten Johnson, também conhecida pela longa carreria como diretora de fotografia, usa o cinema para confrontar a dura realidade de que seu pai, Dick Johnson, tem Alzheimer e está no fim da vida. O modo que os dois encontram para lidar com a morte é surpreendente: encenar várias possíveis falsas mortes para ele. O filme é considerado forte candidato a uma indicação ao Oscar e ganhou o prêmio de Inovação em Narrativa de Não-Ficção no Festival de Sundance.


“Quando Chega a Escuridão”
[Near Dark, EUA, 1987]
Disponível no Belas à La Carte

Caleb (Adrian Pasdar) é filho de um fazendeiro e vive em uma cidadezinha americana. Certa noite, ele se apaixona por Mae (Jenny Wright), sem saber que ela, na verdade, é uma vampira. Após ser mordido, ele será forçado a se unir ao grupo dela. Escrito e dirigido por Kathryn Bigelow, que com Guerra ao Terror (2008) tornou-se a primeira e ainda única mulher a ganhar o Oscar de direção.


“Retrato de uma Jovem em Chamas”
[Portrait de la Jeune Fille en Feu, França, 2019]

Disponível no Google Play, iTunes, Now, Telecine e Vivo Play

Na França de 1770, a pintora Marianne é chamada para fazer o retrato de casamento de Héloïse, jovem que acaba de deixar o convento. Héloïse reluta em se casar e, por isso, Marianne precisa pintá-la em segredo. Dia após dia, a artista observa a jovem sem que ela saiba que é sua modelo. Escrito e dirigido por Céline Sciamma e estrelado por Noémie Merlant e Adèle Haenel. Conheça os bastidores do filme.


Luísa Pécora é jornalista e criadora do Mulher no Cinema

Top