Quando o assunto é desigualdade de gênero no cinema e na televisão, a direção de fotografia é uma das funções que apresenta os dados mais impressionantes.
Considere, por exemplo, o fato de que mulheres representaram 5% de todos os profissionais que trabalharam como diretores de fotografia nos 250 filmes de maior bilheteria nos Estados Unidos em 2019. Este porcentual baixíssimo é o mais alto da série histórica registrada pela pesquisa anual da San Diego State University.
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Vale lembrar, também, que em 92 anos de Oscar apenas uma mulher (a americana Rachel Morrison) foi indicada na categoria de direção de fotografia – e que isso aconteceu apenas dois anos atrás, em 2018.
No Brasil, o cenário se repete. De todas as obras audiovisuais (incluindo televisão) que receberam o Certificado de Produto Brasileiro (CPB) emitido pela Agência Nacional do Cinema (Ancine) em 2018, apenas 12% tinham exclusivamente mulheres na direção de fotografia.
Nos últimos anos, organizações como o Coletivo das Diretoras de Fotografia do Brasil (DAFB) e o Coletivo Internacional de Mulheres Diretoras de Fotografia (ICFC, na sigla em inglês) foram criadas para fortalecer a mobilização conjunta do setor. Os grupos atuam, também, como banco de talentos, mostrando que há muitas profissionais qualificadas no mercado.
Vamos conhecer o trabalho de algumas delas? O Mulher no Cinema selecionou dez filmes com mulheres na direção de fotografia para você assistir no streaming do Telecine. Aproveite que a plataforma está oferecendo os primeiros 30 dias de acesso grátis para novos assinantes, cadastre-se e veja as dicas:
Paranoid Park (2007)
Direção: Gus Van Sant
Direção de fotografia: Rain Li e Christophe Doyle
A chinesa Rain Li e o australiano Christopher Doyle colaboraram na direção de fotografia de vários filmes, incluindo Paranoid Park, a história de um skatista adolescente que se envolve em um trágico acidente. Rain Li também trabalhou como diretora de fotografia em filmes como Paris, Te Amo (2006, no segmento “Porte de Choisy”), Incerteza (2008) e Beijing, New York (2015) – este último também escrito e dirigido por ela.
Tomboy (2011)
Direção: Céline Sciamma
Direção de fotografia: Crystel Fournier
A francesa Crystel Fournier assinou a direção de fotografia de três longas de Céline Sciamma: Lírios D’água (2007), Garotas (2014) e Tomboy – este último disponível no streaming do Telecine. O filme conta a história de Laure, uma criança que se muda para um novo bairro e passa a se apresentar como Mikäel. Fournier também colaborou com cineastas como Delphine Gleize, em Estranhas Ligações (2002) e A Criança da Meia-Noite (2011); Eleanor Coppola, em Paris Pode Esperar (2016); e Susanna Nichiarelli, em Nico, 1988 (2017).
Creed: Nascido para Lutar (2015)
Direção: Ryan Coogler
Direção de fotografia: Maryse Alberti
Maryse Alberti é francesa, mas trabalha principalmente nos Estados Unidos. Bastante premiada por Velvet Goldmine (1998), ela também assinou a fotografia de longas como Felicidade (1998), de Todd Solondz; O Lutador (2008), de Darren Aronofsky; Rainhas do Crime (2019), de Andrea Berloff; e Creed: Nascido para Lutar, de Ryan Coogler, que está disponível no streaming do Telecine. O filme é centrado em Adonis Johnson, um jovem boxeador que convence Rocky Balboa a ser seu treinador.
Para o Outro Lado (2015)
Direção: Kiyoshi Kurosawa
Direção de fotografia: Akiko Ashizawa
A japonesa Akio Ashizawa é responsável pela fotografia de vários filmes do diretor Kiyoshi Kurosawa, incluindo Crimes Obscuros (2006), Sonata de Tóquio (2008), Antes que Tudo Desapareça (2017) e O Fim da Viagem, O Começo de Tudo (2019). No streaming do Telecine você pode assistir a Para o Outro Lado, que ganhou o prêmio de direção da mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes. No filme, um homem volta para casa três anos após sua morte e convida sua mulher a fazer uma viagem pelos lugares que ele conheceu.
A Vida Invisível (2018)
Direção: Karim Aïnouz
Direção de fotografia: Hélène Louvart
A francesa Hélène Louvart é a diretora de fotografia de A Vida Invísivel, filme inspirado na obra de Martha Batalha que conta a história de duas irmãs forçadas a viverem longe uma da outra no Rio de Janeiro dos anos 1950. O filme ganhou inúmeros prêmios, inclusive o principal troféu da mostra Um Certo Olhar em Cannes. Louvart também é conhecida pela parceria com a diretora italiana Alice Rohrwacher, com quem trabalhou em Corpo Celeste (2011), As Maravilhas (2014), Feliz como Lázaro (2018).
O Mau Exemplo de Cameron Post (2018)
Direção: Desiree Akhavan
Direção de fotografia: Ashley Connor
A americana Ashley Connor dirigiu cinco curtas, incluindoThe Chore (2018), e na direção de fotografia é conhecida principalmente pela parceria com a diretora Josephine Decker, com quem trabalhou em Butter on the Latch (2013), Tu Estavas Leve e Graciosa (2014) e A Madeline de Madeline (2018). No streaming do Telecine você pode ver a colaboração de Connor com outra diretora: Desiree Akhavan. Em O Mau Exemplo de Cameron Post, elas contam a história de uma menina que é enviada pela família a uma clínica de “cura gay”.
A Juíza (2018)
Direção: Betsy West e Julie Cohen
Direção de fotografia: Claudia Raschke
Criada na Alemanha, a diretora de fotografia Claudia Raschke fez trabalhos de ficção, mas se especializou no documentário. Seu currículo inclui filmes como Vamos Todos Dançar (2005), de Marilyn Agrelo; Particle Fever (2013), de Mark Levinson; Crescendo! The Power of Music (2014), de Jamie Bernstein e Elizabeth Kling; e A Juíza, de Betsy West e Julie Cohen, que foi indicado ao Oscar de documentário. O filme narra a trajetória de Ruth Bader Ginsburg, segunda das quatro mulheres que chegaram à Suprema Corte dos Estados Unidos.
Deslembro (2018)
Direção: Flavia Castro
Direção de fotografia: Heloisa Passos
A brasileira Heloisa Passos tem longa carreira na direção de fotografia. Entre seus trabalhos estão Lixo Extraordinário (2010), de Lucy Walker, Karen Harley e João Jardim; Mulher do Pai (2016), de Cristiane Oliveira; e Deslembro, primeiro longa de ficção de Flavia Castro. O filme conta a história de Joana, adolescente que volta a morar no Brasil após a Anistia e encara as memórias sobre o desaparecimento de seu pai. Heloisa Passos também é diretora: seu primeiro longa, Construindo Pontes, foi lançado em 2018.
Lucy in the Sky – Uma Lágrima na Imensidão (2019)
Direção: Noah Hawley
Direção de fotografia: Polly Morgan
A inglesa Polly Morgan é responsável pela fotografia deste filme sobre a astronauta Lucy, que sente dificuldade em se acostumar com a vida na Terra após voltar de uma missão no espaço. Morgan colaborou com várias cineastas mulheres, como Francesa Gregorini em A Grande Ilusão (2013); Jenée LaMarque, em Diferenças & Semelhanças (2013); Clea DuVall, em A Intervenção (2016); e Marja-Lewis Ryan, em 6 Balões (2018). Seu próximo trabalho é Um Lugar Silencioso: Parte 2, de John Krasinski, previsto para 2021.
O Sol Também É uma Estrela (2019)
Direção: Ry Russo-Young
Direção de fotografia: Autumn Durald
A americana Autumn Durald chamou a atenção de críticos, artistas e público em 2013, quando assinou a fotografia de Palo Alto, primeiro longa da diretora Gia Coppola, e de clipes de artistas como Janelle Monáe e Haim. Depois, trabalhou em filmes como Sem Rumo (2018), de Emma Forrest; Espírito Jovem (2018), de Max Minghella; e O Sol Também É uma Estrela, de Ry Russo-Young. Disponível no streaming do Telecine, o longa adapta o livro de Nicola Yoo sobre uma adolescente que está prestes a ser deportada dos Estados Unidos. Neste momento difícil, um garoto tenta convencê-la de que foram feitos um para o outro.
* Este texto foi produzido pelo Mulher no Cinema e é patrocinado pelo Telecine