5 filmes de terror dirigidos por mulheres para assistir no streaming

O que Kathryn Bigelow, Juliana Rojas e Karyn Kusama têm em comum? Todas são diretoras que realizaram importantes trabalhos dentro do cinema de horror – e que estão disponíveis em plataformas de streaming.

Vídeo: Gabriela Amaral Almeida recomenda filmes de terror dirigidos por mulheres
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Embora a presença das mulheres no gênero seja histórica – até a primeira diretora de todos os tempos, Alice Guy-Blaché (1873-1968), fez filmes de terror -, as oportunidades por trás das câmeras estão longe de ser iguais.

Foi o que mostrou a pesquisa do Centro para o Estudo das Mulheres na Televisão e no Cinema da Universidade de San Diego, que analisou os 500 filmes de maior bilheteria nos Estados Unidos em 2019. O terror foi o segundo gênero com menor porcentagem de mulheres na direção (17%), atrás apenas dos filmes de ação (14%).

O Mulher no Cinema selecionou cinco filmes de terror nacionais e internacionais dirigidos por mulheres que estão disponíveis em diferentes plataformas de streaming. Confira:

*

“O Animal Cordial”
[Brasil, 2017]

Disponível no Google Play, iTunesNow

Um restaurante de classe média de São Paulo é invadido por dois ladrões armados, que rendem o cozinheiro, a garçonete, três clientes e o dono, Inácio, homem pacato que decide agir. Escrito e dirigido por Gabriela Amaral Almeida. Assista à entrevista com a diretora e conheça suas dicas de filmes de terror dirigidos por mulheres.


“As Boas Maneiras”
[Brasil/França/Alemanha, 2017]
Disponível no Google Play, iTunes, Now, TelecineVivo Play

Clara (Isabél Zuaa) é uma mulher negra da periferia de São Paulo contratada para ser babá do filho de Ana (Marjorie Estiano), jovem branca que mora em uma área nobre da cidade. Conforme a gestação avança, Clara percebe que o comportamento de Ana fica cada vez mais estranho. O que estará acontecendo? Leia a entrevista com Isabél Zuaa e com os diretores Juliana Rojas e Marco Dutra.


“O Cemitério Maldito”
[Pet Sematary, EUA, 1989]
Disponível no Google Play, iTunesNetflix

A família do Dr. Louis Creed (Dale Midkiff) se muda para o que parece ser a casa de seus sonhos. No entanto, a parte de trás da propriedade abriga um misterioso cemitério que claramente assusta os vizinhos. Dirigido por Mary Lambert, o filme é baseado na obra do autor Stephen King, que também assina o roteiro.


“The Invitation”
[EUA, 2015]
Disponível na Netflix

Will (Logan Marshall-Green) volta à casa em que morava, e que lhe traz memórias traumáticas, para um jantar com amigos de longa data. Aos poucos, começa a suspeitar de que sua ex-mulher e o novo marido dela podem ter planos sinistros para os convidados. Dirigido por Karyn Kusama, de Garota Infernal (2009).


“Quando Chega a Escuridão”
[Near Dark, EUA, 1987]
Disponível no Belas à La Carte

Caleb (Adrian Pasdar) é filho de um fazendeiro e vive em uma cidadezinha americana. Certa noite, ele se apaixona por Mae (Jenny Wright), sem saber que ela, na verdade, é uma vampira. Após ser mordido, ele será forçado a se unir ao grupo dela. Escrito e dirigido por Kathryn Bigelow, que com Guerra ao Terror (2008) tornou-se a primeira e ainda única mulher a ganhar o Oscar de direção.


Luísa Pécora é jornalista e criadora do Mulher no Cinema

Top