“Anatomia de uma Queda”, de Justine Triet, leva dois prêmios no Globos de Ouro

A diretora e roteirista francesa Justine Triet foi um dos grandes destaques da 81ª edição do Globo de Ouro, realizada neste domingo (7) em Los Angeles. Seu quarto longa-metragem, Anatomia de uma Queda, levou dois troféus: o de melhor filme em língua não inglesa e o de melhor roteiro.

Nesta categoria, Anatomia de uma Queda enfrentava produções americanas de grande orçamento como Oppenheimer, de Christopher Nolan, e Barbie, de Greta Gerwig. Triet escreveu o roteiro com Arthur Harari.

Saiba mais: Como ver os filmes de Justine Triet no streaming
Leia também: Lily Gladstone é primeira atriz indígena a ganhar o Globo de Ouro
Apoie:
Seja apoiador do Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Anatomia de uma Queda acompanha o julgamento de uma escritora após seu marido ser encontrado morto no chalé onde moravam. O filme, que estreia nos cinemas brasileiros em 25 de janeiro, ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes, na terceira vez em que o troféu foi entregue a um longa-metragem dirigido por uma mulher.

Apesar do sucesso em Cannes, a França escolheu O Sabor da Vida, de Tran Anh Hung, como seu candidato ao Oscar de filme internacional. Sendo assim, o longa de Triet não poderá concorrer nesta categoria.

Além de Anatomia de uma Queda, o único outro filme dirigido por mulher premiado nesta edição do Globo de Ouro foi Barbie, que levou melhor canção original (“What Was I Made For?”, de Billie Eilish e Finneas O’Connell) e melhor longa de grande bilheteria.

Nas duas categorias principais, o histórico do Globo de Ouro no que diz respeito às mulheres por trás das câmeras segue inalterado: em 81 anos, apenas dois filmes de diretoras venceram o prêmio de melhor drama (Nomadland, de Chloé Zhao, e Ataque dos Cães, de Jane Campion), e apenas quatro, o de comédia ou musical (Yentl, de Barbra Streisand; Encontros e Desencontros, de Sofia Coppola; Minhas Mães e Meu Pai, de Lisa Chodolenko; e Lady Bird, de Greta Gerwig).

Veja todas as mulheres premiadas no Globo de Ouro 2024:

*

CINEMA

Melhor roteiro
Justine Triet, por Anatomia de uma Queda

Melhor atriz de cinema – drama
Lily Gladstone, por Assassinos da Lua das Flores

Melhor atriz de cinema – comédia ou musical
Emma Stone, por Pobres Criaturas

Melhor atriz coadjuvante
Da’Vine Joy Randolph, por Os Rejeitados

Melhor canção original
Billie Eilish, por “What Was I Made For?”, da trilha de Barbie

*

TV

Melhor atriz – drama
Sarah Snook, por Succession

Melhor atriz – comédia
Ayo Edebiri, por O Urso

Melhor atriz – minissérie, antologia ou filme para a TV
Ali Wong, por Treta

Melhor atriz coadjuvante
Elizabeth Debicki, por The Crown


Foto do topo: Site Globo de Ouro – goldenglobes.com

Top