Mulheres dirigiram 6 dos 28 filmes que podem representar o Brasil no Oscar

Seis longas dirigidos por mulheres estão entre os 28 títulos habilitados a representar o Brasil na busca por uma indicação ao Oscar de melhor filme internacional em 2024. A lista foi divulgada nesta segunda-feira (28) pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais, responsável pela escolha do candidato brasileiro.

Saiba mais: Veja todas as diretoras que concorreram ao Oscar de filme internacional
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Os filmes de diretoras inscritos no processo seletivo são Medusa, de Anita Rocha da Silveira; Pedágio, de Carolina Markowicz; Perdida, de Luiza Shelling Tubaldini, Katherine Chediak Putnam e Dean W. Law; A Primeira Morte de Joana, de Cristiane Oliveira; Raquel 1:1, de Mariana Bastos; e Regra 34, de Julia Murat.

Os 28 títulos inscritos serão avaliados pela Comissão de Seleção da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais, que anunciará seis finalistas em 5 de setembro. Depois, no dia 12, a mesma comissão escolherá a produção que representará o país no Oscar.

Neste ano, a comissão que escolherá o candidato brasileiro é presidida por Ilda Santiago e formada, também, por Affonso Beato, Alessandra Krueger, Andre Carreira, Ane Siderman, Carlos Alberto Mattos, Cecilia Amado, Clarisse Goulart, Cristiana Rodrigues Cunha, Diane Maia, Estevão Ciavatta, Fernanda Parrado, Gabriel Martins, Hsu Chien, João Vieira Jr., Magali Wistefelt, Michel Tikhomiroff, Plínio Profeta, Renato Barbieri, Sol Moraes, Tatiana Carvalho Costa, Virginia Cavendish e Walter Lima Junior.

Concorrer à estatueta de filme internacional é um processo de três fases. Primeiro, cada país escolhe o seu candidato e o pré-indica à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. Depois, é divulgada uma lista de semifinalistas e, mais tarde, os cinco filmes escolhidos para de fato disputar o troféu.

Top