“Nomadland” é segundo filme dirigido por mulher a ganhar Oscar principal

Pela segunda vez em 93 anos um filme dirigido por mulher venceu o principal prêmio do Oscar: Nomadland, de Chloé Zhao, foi o grande ganhador da edição deste ano, realizada neste domingo (25). Zhao também tornou-se a segunda mulher – e a primeira mulher não branca – a vencer na categoria de melhor direção.

Leia também: Chloé Zhao vence e Oscar premia segunda diretora em 93 anos
Saiba mais: Leia o discurso de Chloé Zhao no Oscar na íntegra e em português
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

A vitória aconteceu 11 anos após Guerra ao Terror, de Kathryn Bigelow, tornar-se o primeiro longa dirigido por uma mulher a ganhar o Oscar de melhor filme (Bigelow também foi a primeira diretora a ser premiada). Como o prêmio é entregue a produtores, as estatuetas de Nomadland foram para Zhao, Mollye Asher, Peter Spears, Dan Janvey e Frances McDormand, também reconhecida como melhor atriz.

No total, apenas 16 longas com mulheres na direção disputaram o Oscar de melhor filme em toda a história. A edição de 2021 do Oscar foi só a terceira em que mais de um título dirigido por mulher concorreu na categoria principal, já que Bela Vingança, de Emerald Fennell, também estava indicado.

Os outros filmes dirigidos por mulheres que disputaram em anos anteriores são Filhos do Silêncio (1986), de Randa Haines; Tempo de Despertar (1990), de Penny MarshallO Príncipe das Marés (1991), de Barbra Streisand; O Piano (1993), de Jane Campion; Encontros e Desencontros (2003), de Sofia Coppola; Pequena Miss Sunshine (2006), de Valerie Faris e Jonathan Dayton; Educação (2009), de Lone Scherfig; Minhas Mães e Meu Pai (2010), de Lisa Cholodenko; Inverno da Alma (2010), de Debra Granik; A Hora Mais Escura (2012), de Kathryn Bigelow; Selma – Uma Luta pela Igualdade (2014), de Ava DuVernay; Lady Bird: A Hora de Voar (2017) e Adoráveis Mulheres (2019), ambos de Greta Gerwig.

*

Tudo sobre as mulheres no Oscar:
+ Frances McDormand faz história como atriz e produtora
+ Youn Yuh-jung é segunda atriz asiática a ganhar o Oscar
+ Mia Neal e Jamika Wilson ganham Oscar de cabelo e maquiagem
+ Veja todas as mulheres que já disputaram o Oscar de direção
+ Veja os longas dirigidos por mulheres que já disputaram melhor filme
+ Saiba mais sobre as mulheres no Oscar de filme internacional


Luísa Pécora é jornalista e criadora do Mulher no Cinema

Top