Mia Neal e Jamika Wilson fazem história ao ganhar Oscar de cabelo e maquiagem

Mia Neal e Jamika Wilson tornaram-se as primeiras mulheres negras a ganharem o Oscar na categoria de cabelo e maquiagem. Elas foram reconhecidas pelo trabalho em A Voz Suprema do Blues, filme dirigido por George C. Wolfe, na premiação realizada neste domingo (25).

Leia também: Nomadland é segundo filme dirigido por mulher a ganhar Oscar
Saiba mais: Chloé Zhao vence e Oscar premia segunda diretora em 93 anos
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

As duas artistas já eram as primeiras mulheres negras a serem indicadas na categoria. Elas dividiram a indicação e o prêmio com Sergio Lopez-Rivera, o terceiro integrante da equipe. Em seu discurso de agradecimento, Neal agradeceu “aos nossos ancestrais que lutaram sem nunca desistir” e disse estar otimista quanto ao futuro: “Consigo visualizar mulheres trans negras neste palco, e nossas irmãs asiáticas, nossas irmãs latinas, as mulheres indígenas. E sei que um dia isso não será incomum nem inovador. Será apenas normal.” 

Em A Voz Suprema do Blues, Neal atuou como a designer de penteados e perucas, enquanto Wilson e Sergio Lopez-Rivera, foram, respectivamente, cabeleireira e maquiador da atriz Viola Davis, que no filme interpreta a cantora americana Ma Rainey (1886-1939).

Neal começou a carreira após fazer um treinamento sobre perucas e maquiagem na Juilliard, em Nova York. Estreou no cinema com Se Enlouquecer, Não se Apaixone (2010) e também trabalhou em No Auge da Fama (2013), Caça-Fantasmas (2016) e Joias Brutas (2019), entre outros filmes. 

Qilson é dona do salão Studio 13 e trabalhou como cabeleireira de atrizes como Taraji P. Henson e Naomie Harris. Antes de A Voz Suprema dos Blues, ela já fora responsável pelos penteados de Viola Davis em How to Get Away with Murder (2015-2018), As Viúvas (2018) e Tropa Zero (2019). 

A Voz Suprema dos Blues está disponível no catálogo da Netflix.

*

Tudo sobre as mulheres no Oscar:
+ Leia o discurso de Chloé Zhao no Oscar na íntegra e em português
+ Frances McDormand faz história como atriz e produtora
+ Youn Yuh-jung é segunda atriz asiática a ganhar o Oscar

+
Veja os longas dirigidos por mulheres que já disputaram melhor filme
+ Veja todas as mulheres que já disputaram o Oscar de direção
+ Saiba mais sobre as mulheres no Oscar de filme internacional


Luísa Pécora é jornalista e criadora do Mulher no Cinema

Foto: Richard Harbaugh / A.M.P.A.S.

Top