Michaela Jaé Rodriguez é primeira atriz trans a ganhar um Globo de Ouro

Michaela Jaé Rodriguez, também conhecida como MJ Rodriguez, fez história na edição deste ano do Globo de Ouro: ao ganhar o troféu de melhor atriz de série dramática pelo trabalho em Pose, ela tornou-se a primeira atriz trans a triunfar na premiação, que existe há 79 anos.

Saiba mais: Jane Campion é terceira diretora a ganhar Globo de Ouro
Globo de Ouro: Veja todas as mulheres premiadas na edição 2022
Crítica: Ataque dos Cães é o melhor filme de Jane Campion desde O Piano

Apoie: Seja apoiador do Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

“Essa é a porta que vai abrir portas para muitos outros jovens talentosos”, escreveu a artista no Instagram, “Eles verão que é mais que possível. Eles verão uma garota negra e latina de Newark, Nova Jersey, que tinha um sonho, mudar a cabeça dos outros com amor. O amor vence! Aos meus queridos jovens LGBTQIA+, estamos aqui, a porta agora está aberta, então alcancem as estrelas”.

O anúncio dos vencedores do Globo de Ouro foi feito em um evento privado, sem tapete vermelho e sem a presença dos artistas. A emissora americana NBC, que normalmente transmitia a cerimônia, decidiu não fazer isso esse ano por causa das críticas às práticas da Hollywood Foreign Press, associação responsável pelo prêmio.

No ano passado, uma reportagem do jornal Los Angeles Times relatou relações pouco éticas entre estúdios e membros votantes, assim como o fato de que a organização não tinha nenhum integrante não branco. A Hollywood Foreign Press anunciou algumas mudanças, como a inclusão de 21 novos membros (seis deles negros), mas a emissora e grande parte da indústria cinematográfica não julgaram as reformas suficientes.

O grande ganhador do Globo de Ouro deste ano foi Ataque dos Cães, que levou os prêmios de melhor filme de drama e melhor direção para Jane Campion, na terceira vitória de uma mulher na categoria em toda a história da premiação. Veja a lista completa de mulheres premiadas.


Foto: Rich Fury/Getty Images

Top