“Ataque dos Cães” é 2º filme dirigido por mulher a vencer principal Globo de Ouro

Dirigido por Jane Campion e disponível no catálogo da Netflix, Ataque dos Cães tornou-se o segundo longa-metragem dirigido por uma mulher a vencer o principal prêmio do Globo de Ouro – o de melhor filme dramático. Foi o segundo ano consecutivo em que uma diretora triunfou nesta categoria, depois de Nomadland, da cineasta Chloé Zhao, levar o troféu em 2021.

Campion também ganhou o prêmio de direção, na terceira vitória de uma mulher na categoria em todas as 79 edições. Antes da neozelandesa, só tinham vencido Zhao, por Nomadland, e Barbra Streisand, por Yentl (1983).

Saiba mais: Jane Campion é terceira diretora a ganhar Globo de Ouro
Leia também: 10 filmes e séries para conhecer a obra de Jane Campion
Crítica: Ataque dos Cães é o melhor filme de Jane Campion desde O Piano

Apoie: Seja apoiador do Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

O anúncio dos vencedores do Globo de Ouro foi feito em um evento privado, sem tapete vermelho e sem a presença dos artistas. A emissora americana NBC, que normalmente transmitia a cerimônia, decidiu não fazer isso esse ano por causa das críticas às práticas da Hollywood Foreign Press, associação responsável pelo prêmio.

No ano passado, uma reportagem do jornal Los Angeles Times relatou relações pouco éticas entre estúdios e membros votantes, assim como o fato de que a organização não tinha nenhum integrante não branco. A Hollywood Foreign Press anunciou algumas mudanças, como a inclusão de 21 novos membros (seis deles negros), mas a emissora e grande parte da indústria cinematográfica não julgaram as reformas suficientes.

A edição de 2022 teve um prêmio histórico para Michaela Jaé Rodriguez, reconhecida como melhor atriz de série dramática pelo trabalho em Pose. Foi a primeira vitória de uma atriz trans no Globo de Ouro.

A premiação escolheu Succession como melhor série de drama, Hacks como melhor comédia e The Underground Railroad como melhor minissérie, antologia ou telefilme. O troféu de melhor longa de comédia ou musical foi para Amor Sublime Amor, de Steven Spielberg; o de animação, para Encanto, de Charise Castro Smith, Jared Bush e Byron Howard; e o de filme estrangeiro para Drive My Car, de Ryusuke Hamaguchi.

Veja as mulheres premiadas no Globo de Ouro 2022:

CINEMA

Melhor direção
Jane Campion, por Ataque dos Cães

Melhor atriz de drama
Nicole Kidman, por Being the Ricardos

Melhor atriz de musical ou comédia
Rachel Zegler, por Amor, Sublime Amor

Melhor atriz coadjuvante
Ariana Debose, por Amor, Sublime Amor

Melhor canção original
Billie Eilish, por “No Time do Die”, da trilha de Sem Tempo para Morrer
– prêmio em conjunto com Finneas O’Connell

TELEVISÃO

Melhor atriz de drama
Michaela Jaé Rodriguez, por Pose

Melhor atriz de musical ou comédia
Jean Smart, por Hacks

Melhor atriz de minissérie, antologia ou filme para a TV
Kate Winslet, por Mare of Easttown

Melhor atriz coadjuvante de série, minissérie ou filme para a TV
Sarah Snook, por Succession

Top