5 filmes dirigidos por mulheres para assistir no streaming em dezembro

Todos os meses o Mulher no Cinema publica uma lista com dicas de filmes dirigidos por mulheres para assistir online, em plataformas como Netflix, Amazon Prime Video, HBO Go, Now, Google Play e YouTube.

Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e tenha acesso a conteúdo exclusivo
#52FilmsByWomen: 
Apoie as mulheres do cinema vendo um filme por semana

São títulos de diferentes gêneros, que mostram a variedade do trabalho das mulheres no cinema e ajudam nos dias em que a vontade de ver um filme é grande, mas a inspiração não vem.

Veja o que assistir no streaming em dezembro:


“Atlantique”
[França/Senegal/Bélgica, 2019]
Disponível na Netflix

Ada vive em Dakar, no Senegal, e está apaixonada pelo jovem pedreiro Souleiman. No entanto, foi prometida a outro homem. Certa noite, Souleiman e seus companheiros de trabalho tentam deixar o país pelo mar, em busca de uma vida melhor. Dias depois, um incêndio arruína o casamento de Ada e uma febre misteriosa se espalha. Ela não sabe, mas Souleiman está de volta. Primeiro longa da diretora Mati Diop, Atlantique ganhou o Grand Prix no Festival de Cannes e é o candidato de Senegal a uma indicação ao Oscar de melhor filme internacional.


“Attacking the Devil”
[Reino Unido, 2014]
Disponível na Netflix

No final dos anos 1950 e começo dos anos 1960, médicos de vários países receitaram um remédio conhecido como talidomina para mulheres grávidas que sofriam de enjoos matinais. A droga, no entanto, fazia com que os bebês nascessem com má-formação. Este documentário narra os esforços do jornalista Harry Evans e da equipe do jornal britânico Sunday Times para que as vítimas da talidomina no Reino Unido recebessem a indenização que lhes era devida. Dirigido por Jacqui Morris e David Morris.


“Café com Canela”
[Brasil, 2018]
Disponível no Amazon Prime Video e no Now

Margarida vive em São Félix, na Bahia, isolada pela imensa dor de ter perdido seu filho. Violeta segue a vida em Cachoeira, ali por perto, entre as adversidades do dia a dia e os traumas do passado. Quando as duas se reencontram, inicia-se um processo de transformação marcado por visitas, faxinas e cafés com canela. Dirigido pelos cineastas Glenda Nicácio e Ary Rosa. Leia a entrevista com a diretora.


“One Child Nation”
[EUA, 2019]
Disponível no Amazon Prime Video

Depois de se tornar mãe, a diretora chinesa Nanfu Wang decide investigar os efeitos da Política do Filho Único, adotada por seu país do final dos anos 1970 até 2015. Neste documentário, dirigido em parceria com Jialing Zhang, ela faz entrevistas e reúne material de arquivo para descobrir gerações de pais e filhos marcadas pela rígida determinação do governo, além de histórias devastadoras em sua própria família.


“Rio Congelado”
[Frozen River, EUA, 2008]
Disponível no Google Play, HBO Go, Now e YouTube

Duas mães solteiras se conhecem na reserva indígena de Mohawk, localizada na fronteira entre Nova York, nos Estados Unidos, e Quebec, no Canadá. Passando por dificuldades financeiras, elas decidem entrar para o mundo do contrabando atravessando de carro as águas congeladas de um rio local. O filme dirigido por Courtney Hunt foi indicado a dois Oscar: o de roteiro, para a própria cineasta, e o de atriz para Melissa Leo.


Luísa Pécora é jornalista, criadora e editora do Mulher no Cinema

Deixe um comentário

Top