Aquecendo os motores para o Oscar 2018, que ocorre em 4 de março, Mulher no Cinema vai publicar, diariamente, um breve perfil de todas as profissionais femininas indicadas em cada uma das categorias.
Oscar 2018: Veja a lista com todas as mulheres indicadas ao prêmio deste ano
Saiba mais: Conheça sete mulheres que já fizeram história no Oscar 2018
Já falamos sobre as mulheres que disputam melhor filme, atriz, atriz coadjuvante, direção, roteiro adaptado, roteiro original, direção de fotografia, edição, direção de arte, figurino, cabelo e maquiagem e mixagem de som. Agora a categoria é melhor animação, na qual são premiados os produtores dos filmes.
Neste ano, há quatro mulheres entre os 11 indivíduos que disputam o prêmio. Dos cinco filmes indicados, quatro têm uma produtora e dois foram dirigidos por mulheres. Saiba mais:
Darla K. Anderson, por A Vida É uma Festa
A produtora americana estou design ambiental antes de fazer carreira no audiovisual. Trabalha na Pixar desde 1993 e concorre ao Oscar pela segunda vez, depois de ter disputado o troféu de melhor filme com Toy Story 3 (2010). Neste ano, divide a indicação com o diretor e produtor Leen Unkrich. Outros trabalhos incluem Vida de Inseto (1998), Monstros S.A. (2001) e Carros (2006). Também integra o conselho diretor do Sindicato dos Produtores dos Estados Unidos.
Dorota Kobiela, por Com Amor, Van Gogh
Além de produtora, Kobiela é codiretora do filme e divide a primeira indicação ao Oscar com Ivan Mactaggart e o também diretor Hugh Welchman. Nascida na Polônia em 1978, estudou na Academia de Belas Artes de Varsóvia e foi premiada por seu trabalho como pintora antes de se dedicar à animação e estudar cinema. Outros trabalhos incluem The Letter (2004), Mr. Bear (2005), Chopin’s Drawings (2011) e Little Postman (2011).
Nora Twomey, por The Breadwinner
Também diretora do filme, concorre ao Oscar pela primeira vez e divide a indicação com Anthony Leo. Nasceu na Irlanda em 1971 e estudou animação no Ballyfermot College, em Dublin. É uma das sócias do estúdio de animação irlandês Cartoon Saloon, fundado em 1998. Como diretora, realizou os curtas From Darkness (2002) e Cúilín Dualach (2004), além do longa Uma Viagem ao Mundo das Fábulas (2009), realizado em parceria com Tomm Moore.
Ramsey Ann Naito, por O Poderoso Chefinho
Nascida em Nova York, é filha de uma pintora e um autor de haiku. Estudou no Instituto de Artes da Califórnia e começou na animação após receber um convite para trabalhar como assistente de produção na série Duckman: Private Dick/Family Man, em 1996. Trabalhou no Cartoon Network e na Blue Sky antes de entrar para a DreamWorks. Outros trabalhos incluem Bob Esponja: O Filme (2004), O Lança-Fogo (2010) e Level Up (2011). Esta é sua primeira indicação ao Oscar.
Luísa Pécora é jornalista, criadora e editora do Mulher no Cinema – fotos: Getty Images
* Até 4 de março, Mulher no Cinema publica perfis de todas as mulheres indicadas ao Oscar 2018. A cada dia é publicado um texto sobre uma categoria diferente. Acompanhe a série completa aqui.