Mulheres no Oscar: conheça a única indicada ao prêmio de mixagem de som

Aquecendo os motores para o Oscar 2017, que ocorre em 26 de fevereiro, Mulher no Cinema vai publicar, diariamente, um breve perfil das profissionais femininas indicadas em cada categoria.

Já falamos sobre as mulheres que disputam melhor filme, atriz, atriz coadjuvante, roteiro adaptadofilme estrangeiro, animação, documentário, edição, direção de arte, figurinocabelo e maquiagemtrilha sonora e edição de som.

Agora chegou a vez da categoria mixagem de som. Neste ano, há apenas uma mulher entre os 16 profissionais indicados por cinco filmes. Saiba mais sobre ela:


Ai-Ling Lee, por La La Land: Cantando Estações
Nascida em Cingapura, Lee acredita que a vontade de trabalhar com cinema e som foi uma influência de seu pai, apaixonado por home theaters. “Ele não entende inglês direito, mas adora assistir produções americanas. Cresci vendo muitos filmes e alguns várias vezes, como O Exterminador do Futuro 2 ou Jurassic Park“, contou, em entrevista ao Hollywood Reporter. “Me impressionava perceber como o som ajuda a ampliar a experiência e a colocar a plateia no mundo do filme.”

Lee começou a carreira em Cingapura, trabalhando principalmente em comerciais, até que em 1998 se mudou para Los Angeles e passou a se dedicar ao cinema. Tem mais de 70 títulos no currículo, incluindo Buena Vista Social Club (1999), Animal (2001), Somos Marshall (2006), Duro de Matar 4.0 (2007), Maze Runner (2014), Livre (2014) e Deadpool (2016).

Esta é a primeira vez que Lee concorre ao Oscar – e o reconhecimento veio em dose dupla. Além de concorrer ao prêmio de mixagem de som (dividindo a indicação com Andy Nelson e Steve A. Morrow), ela também disputa edição de som ao lado de Mildred Iatrou Morgan, formando o primeiro time exclusivamente feminino na categoria em toda a história do Oscar.

Veja uma entrevista com Ai-Ling Lee e Mildred Iatrou Morgan (em inglês):

Foto do topo: Steve Granitz/WireImage


* Até 26 de fevereiro, Mulher no Cinema publica perfis de todas as mulheres indicadas ao Oscar 2017. Os textos vão ao ar de segunda a sexta-feira, e a cada dia abordam uma categoria diferente. Acompanhe a cobertura completa aqui.

Deixe um comentário

Top