Mulheres no Oscar: as produtoras que concorrem a melhor filme

Aquecendo os motores para o Oscar 2017, que ocorre em 26 de fevereiro, Mulher no Cinema vai publicar, diariamente, um breve perfil das profissionais femininas indicadas em cada categoria.

Começamos pelo prêmio principal: melhor filme. Dos nove longas indicados, cinco têm ao menos uma mulher no time de produtores. Mas só um foi produzido exclusivamente por mulheres: A Qualquer Custo.

Conheça as indicadas:


adele romanskiAdele Romanski, por Moonlight: Sobre a Luz do Luar
Formada pela Universidade do Estado da Flórida, Romanski estudou com o diretor de Moonlight, Barry Jenkins. Fez vários trabalhos como montadora e dirigiu o longa Leave Me Like You Found Me (2012). Como produtora, se dedicou principalmente a apoiar o trabalho de cineastas estreantes. Seus trabalhos incluem The Myth of the American Sleepover (2010), Bad Milo! (2013) e Morris From America (2016). Esta é sua primeira indicação ao Oscar.


angieAngie Fielder, por Lion: Uma Jornada Para Casa
Australiana, estudou na Griffith Film School, na cidade de Brisbane, e é uma das fundadoras da empresa Aquarius Films, produtora de cinema baseada em Sidney. Começou a carreira em 2007 com o curta Crossbow. Entre seus trabalhos anteriores estão o longa Queria que Você Estivesse Aqui (2012) e os curtas I Love Sarah Jane (2008) e The Nightingale and the Rose (2015). Fielder está concorrendo ao Oscar pela primeira vez.


carla hackenCarla Hacken, por A Qualquer Custo
Americana, é presidente de produção da Sidney Kimmel Entertainment desde 2014. Estudou na Universidade da Califórnia, Los Angeles e trabalhou primeiro como agente. Depois, passou para os estúdios: foi vice-presidente de produção da Fox 2000 e presidente de produção da New Regency. Em 2013, formou sua própria produtora, a Paper Pictures. Tem no currículo filmes como Johnny&June (2005) e O Diabo Veste Prada (2016). Concorre ao Oscar pela primeira vez.


Dede Gardner

Dede Gardner, por Moonlight: Sobre a Luz do Luar
Americana, é co-presidente da Plan B Entertainment. Antes, foi executiva da Paramount. Ganhou o Oscar em 2014, quando 12 Anos de Escravidão foi escolhido melhor filme. Também recebeu indicações por A Árvore da Vida (2012);  Selma – Uma Luta Pela Igualdade (2014) e A Grande Aposta (2015). Gardner e o colega Jeremy Kleiner são as primeiras pessoas na história a concorrer nesta categoria em quatro anos consecutivos.


donna gigliottiDonna Gigliotti, por Estrelas Além do Tempo
Nasceu nos Estados Unidos em 1955 e é presidente da Levantine Films. Antes, passou pela Weinstein Company, pela Miramax e pela USA Films. Ganhou o Oscar de melhor filme em 1999, com Shakespeare Apaixonado, e concorreu outras duas vezes: por O Leitor, em 2009, e por O Lado Bom da Vida, em 2013. Outros trabalhos incluem Sonhando Acordado (2007), Amantes (2008), Deixe-me Entrar (2010) e Beasts of no Nation (2015).


Jenno ToppingJenno Topping, por Estrelas Além do Tempo
Nasceu em Sagaponack, no Estado de Nova York, e é presidente da divisão de cinema e televisão da Chernin Entertainment. Anteriormente, também trabalhou como executiva na HBO Films. Começou a carreira nos anos 1990 e, desde então, produziu filmes como 28 Dias (2000), As Bem-Armadas (2013), Planeta dos Macacos: O Confronto (2014) e O Lar das Crianças Peculiares (2016). Está concorrendo ao Oscar pela primeira vez.


julie yornJulie Yorn, por A Qualquer Custo
Filha de um artista e de uma antropóloga, nasceu em 1969 e se formou na Universidade de Tulane, em Nova Orleans. Desde os anos 1990, quando começou sua carreira, produziu filmes como Fábrica de Animais (2000), Encontros ao Acaso (2006), Max Payne (2008), Incontrolável (2010), A Garota da Capa Vermelha (2001), Compramos Um Zoológico (2011) e Mulheres ao Ataque (2014). Esta é a primeira vez que ela recebe uma indicação ao Oscar.


kimberly stewardKimberly Steward, por Manchester À Beira-Mar
Segunda mulher negra a ser indicada nesta categoria em toda a história do Oscar, Steward está apenas começando: Manchester à Beira-Mar é o primeiro longa-metragem de ficção produzido por ela. Antes, atuou como produtora executiva no documentário Through a Lens Darkly: Black Photographers and the Emergence of a People (2014) e na série Independent Lens (2015). É americana e fundadora da K Period Media, em parceria com Lauren Beck, também indicada.


lauren becjLauren Beck, por Manchester À Beira-Mar
Antes de ser produtora e uma das sócias da empresa K Period Media (ao lado da também indicada Kimberly Steward), Beck trabalhava como executiva na área de publicidade. Manchester à Beira-Mar é o primeiro longa-metragem de uma carreira que até então incluía a produção executiva de curtas como Junkyard July (2009), 749 A Gangster Short Film (2010) e Absence of Love (2012). Esta é a primeira vez que ela concorre ao Oscar.


* Até 26 de fevereiro, Mulher no Cinema publica perfis de todas as mulheres indicadas ao Oscar 2017. Os textos vão ao ar de segunda a sexta-feira, e a cada dia abordam uma categoria diferente. Acompanhe a cobertura completa aqui.

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