Mulheres no Oscar: conheça a única indicada a filme estrangeiro

Aquecendo os motores para o Oscar 2017, que ocorre em 26 de fevereiro, Mulher no Cinema vai publicar, diariamente, um breve perfil das profissionais femininas indicadas em cada categoria.

Já falamos sobre as mulheres que disputam melhor filme, atriz, atriz coadjuvante e roteiro adaptado. A categoria de hoje é filme estrangeiro, e só um dos cinco longas indicados foi dirigido por mulher: Toni Erdmann, de Maren Ade.

Concorrer ao Oscar de filme estrangeiro é um processo de três fases. Primeiro, cada país escolhe seu candidato e o pré-indica para a Academia. Depois, é divulgada uma lista com nove semifinalistas. Por fim, são anunciados os cinco concorrentes de fato. Este ano, 16 dos 85 filmes inscritos foram dirigidos por mulheres – o equivalente a cerca de 18%.

Saiba mais sobre a única mulher na disputa:


Maren Ade, por Toni Erdmann
Aos 40 anos, a diretora alemã é um importante nome do cinema de seu país e da Europa, tendo realizado três longas premiados e produzido mais de uma dezena de filmes de outros cineastas. Estudou direção em Munique e, em 2001, fundou a produtora Komplizen com Janine Jacksowski. Nove anos depois Jonas Dornbach se uniu à empresa, que produziu Tanta Água (2013), de Ana Guevara e Leticia Jorge, e Tabu (2012), de Miguel Gomes, entre outros.

Ade também produziu seus três longas como diretora:The Forest for the Trees (2003), que levou o Prêmio Especial do Júri no Festival de Sundance; Todos os Outros (2009), que recebeu o Urso de Prata no Festival de Berlim; e Toni Erdmann, que competiu em Cannes, foi muito elogiado pela crítica e encabeçou várias listas internacionais de melhores filmes de 2016, inclusive as das respeitadas revistas Cahiers du Cinéma e Sight & Sound.

O filme, que estreia nesta quinta-feira (9) no Brasil, faz um retrato bem-humorado de um pai tentando se reaproximar de sua filha. Os dois têm temperamentos opostos: ele é brincalhão e faz piadas o tempo todo; ela é séria e profissional.

Ade também escreveu o roteiro do longa, estrelado por Sandra Hüller e Peter Simonischek. Ela será produtora executiva de um remake americano de Toni Erdmann, que terá Kristen Wiig e Jack Nicholson.

Esta é a primeira vez que a diretora concorre ao Oscar. A última vez que um filme alemão ganhou nesta categoria foi em 2006, com A Vida dos Outros, de Florian Henckel von Donnersmarck.

Veja o trailer de Toni Erdmann:

Foto: Daniel Bergeron


* Até 26 de fevereiro, Mulher no Cinema publica perfis de todas as mulheres indicadas ao Oscar 2017. Os textos vão ao ar de segunda a sexta-feira, e a cada dia abordam uma categoria diferente. Acompanhe a cobertura completa aqui.

Deixe um comentário

Top