Mulheres no Oscar: conheça a única indicada aos prêmios de roteiro

Aquecendo os motores para o Oscar 2017, que ocorre em 26 de fevereiro, Mulher no Cinema vai publicar, diariamente, um breve perfil das profissionais femininas indicadas em cada categoria.

Já falamos sobre as mulheres que disputam melhor filme, atriz e atriz coadjuvante. Agora, o tema é roteiro – e os números são muito decepcionantes: zero mulheres indicadas a roteiro original e uma, a roteiro adaptado.

Isso significa que, contando as duas categorias, só há uma mulher entre os 13 profissionais reconhecidos. E só um dos dez filmes nas disputa tem ao menos uma mulher no time de roteiristas. Saiba mais sobre ela:


Allison Schroeder, por Estrelas Além do Tempo
Americana, tem 38 anos e seu primeiro trabalho como roteirista foi para a segunda versão da série Barrados no Baile, em 2008. Após o programa ser cancelado, enfrentou dificuldades para dar o próximo passo: apresentou 44 projetos diferentes para estúdios e emissoras, recebendo um “não” para todos eles.

Quando soube que produtores buscavam um roteirista para escrever Estrelas Além do Tempo, filme sobre a história real de cientistas negras da Nasa, Schroeder decidiu batalhar pela vaga. Além de seus avós terem trabalhado na agência especial, ela mesma tinha feito um estágio por lá durante o colegial e, mais tarde, sido funcionária de uma empresa de mísseis.

Com essas credenciais, ela falou ao telefone com a produtora Donna Gigliotti e a convenceu de que era a pessoa certa para o trabalho. Schroeder foi contratada para escrever o roteiro ao mesmo tempo em que Margot Lee Shetterly escrevia o livro no qual o filme é baseado. Sua indicação ao Oscar é em parceria com o diretor Theodore Melfi.

Estrelas Além do Tempo é o primeiro longa-metragem da carreira de Schroeder, que até então tinha trabalhado em filmes para a TV como Meninas Malvadas 2 (2011) e séries como Side Effects (2013-2014). Em entrevista ao LA Times, ela contou que o sucesso de bilheteria rendeu oportunidades: a adaptação de um livro infantil, um thriller e um conto de fadas. Ela quer fazer um musical baseado em Estrelas Além do Tempo e tem o sonho de escrever um filme da franquia James Bond.

Schroeder é co-presidente do comitê de mulheres do Sindicato dos Roteiristas dos Estados Unidos, que tem a missão de ajudar as profissionais femininas da área com mentorias e eventos de networking.

Veja uma entrevista com Allison Schroeder no Talks at Google (em inglês):
* contém comentários sobre várias cenas de Estrelas Além do Tempo


* Até 26 de fevereiro, Mulher no Cinema publica perfis de todas as mulheres indicadas ao Oscar 2017. Os textos vão ao ar de segunda a sexta-feira, e a cada dia abordam uma categoria diferente. Acompanhe a cobertura completa aqui.

Deixe um comentário

Top