Viva Agnès Varda: quatro obras-primas da diretora para assistir no Telecine

Cineasta influente na ficção e no documentário, nome fundamental da nouvelle vague, primeira diretora a ganhar o Oscar pelo conjunto da obra e a única a receber a Palma de Ouro honorária no Festival de Cannes. Agnès Varda (1928-2019) marcou a história do cinema mantendo um olhar interessado pelas pessoas, os lugares e as imagens durante mais de 60 anos de carreira.

Veja também: 7 filmes brasileiros imperdíveis dirigidos ou estrelados por mulheres
Leia mais: 7 heroínas dos quadrinhos que chegaram ao cinema
Dicas: 10 filmes dirigidos por mulheres para fãs de todos os gêneros

O interesse pela obra de Varda cresceu nos últimos anos, depois das homenagens em Cannes e no Oscar, do sucesso do documentário Visages, Villages (2017), que dirigiu ao lado de JR, e de sua morte, em março, aos 90 anos. Para muitos fãs de cinema, este tem sido o momento de conhecer a obra da diretora, que, como tantas outras, durante muito tempo não foi valorizada e reconhecida como deveria.

Mas como assistir aos filmes de Agnès Varda? E diante de uma carreira tão longa, por onde começar? O Mulher no Cinema recebe estas duas perguntas com frequência, então eis a boa notícia: o catálogo do Telecine possui quatro obras-primas da diretora, que você pode assistir direto na internet clicando aqui.

Saiba mais sobre estes filmes fundamentais e comece seu mergulho no maravilhoso mundo de Agnès Varda:


la-pointe-courte-1_0

La Pointe Courte (1954)

O primeiro filme dirigido por Agnès Varda é também considerado o título precursor da nouvelle vague, um dos mais importantes movimentos cinematográficos da história. O filme acompanha a visita de um jovem casal à vila litorânea de La Pointe Courte, na França. Enquanto caminham pelo lugar e observam os locais, eles tentam resolver seus problemas e lidar com as mudanças que afetam o relacionamento.


cleo-from-5-to-7-03

Cléo das 5 às 7 (1962)

Exibido na competição oficial do Festival de Cannes, este talvez seja o filme mais conhecido e celebrado de Agnès Varda. O longa acompanha a famosa cantora Cléo durante um período de duas horas – das cinco da tarde às sete da noite -, enquanto espera o momento de buscar exames que vão revelar se ela tem câncer. Neste intervalo, Cléo circula por Paris e tem encontros inesperados. Estrelado pela atriz Corinne Marchand.


le-bonheur-vod

As Duas Faces da Felicidade (1965)

François (Jean-Claude Drouot) é um jovem carpinteiro que parece levar uma vida perfeita ao lado da mulher e dos filhos. Seus dias se dividem entre o trabalho na marcenaria, piqueniques no campo e momentos tranquilos em casa. Mas tudo muda quando ele conhece Émilie (Marie-France Boyer), uma funcionária dos correios. Este filme de Agnès Varda ganhou dois troféus no Festival de Berlim, incluindo o Prêmio Especial do Júri.


os renegados

Os Renegados (1985)

A atriz Sandrine Bonnaire brilha neste intrigante filme de Agnès Varda que ganhou três prêmios no Festival de Veneza, incluindo o cobiçado Leão de Ouro. A história começa durante um rigoroso inverno, quando o corpo de uma jovem é encontrado congelado em um fosso no sul da França. Por meio de flashbacks e entrevistas, o filme revela os eventos que levaram à trágica morte da garota.


* Este conteúdo foi produzido pelo Mulher no Cinema e é patrocinado pelo Telecine

Deixe um comentário

Top