Toda semana o Mulher no Cinema prepara uma lista com os filmes dirigidos, escritos e/ou centrados em mulheres que chegam às salas do Brasil. Veja as estreias desta quinta-feira, 12 de setembro.
Apoie: Colabore com o Mulher no Cinema e tenha acesso a conteúdo exclusivo
“Abigail e a Cidade Proibida” – [Abigail, EUA/Rússia, 2019]
Abigail tem oito anos e vive em uma pequena cidade isolada pela epidemia de uma doença mortal. Seu pai, um famoso inventor, foi levado junto a outras pessoas infectadas para fora da cidade. Dez anos depois, a cidade continua a mesma e Abby, agora com 18 anos, esbarra em um agente de monitoramento. Quando descobre que este agente era amigo de seu pai, e desapareceu no mesmo dia que ele, Abby sente esperança de que é possível reencontrá-lo. Estrelado por Tinatin Dalakishvili e dirigido por Aleksandr Boguslavskiy.
“Adeus à Noite” – [L’adieu à la Nuit, França/Alemanha, 2019]
Muriel está emocionada ao ver Alex, seu neto, que veio passar alguns dias na casa dela antes de ir morar no Canadá. Intrigada com o comportamento do rapaz, Muriel descobre que ele está mentindo e se preparando para uma outra vida. Estrelado por Catherine Deneuve, tem direção de André Téchiné, que divide o roteiro com Léa Mysius.
“O Fim da Viagem, O Começo de Tudo” – [Tabi no Owari Sekai no Hajimari, Japão/Uzbequistão/Catar, 2019]
A japonesa Yoko está com sua pequena equipe de TV no Uzbequistão para filmar um novo episódio de seu programa de variedades. Yoko tem um jeito discreto e tímido, mas os desafios culturais e pessoais que ela experimentará ao longo da viagem mudarão sua visão da vida. Estrelado por Atsuko Maed e dirigido por Kiyoshi Kurosawa.
“Quem Você Pensa que Sou” – [Celle que Vous Croyez, França/Bélgica, 2018]
Desconfiada de seu marido, Claire decide criar um perfil falso em uma rede social. Assim, ela finge ser Clara, uma jovem de 24 anos, e interage com Alex, amigo do seu marido. Alex acaba se apaixonando por Clara, enquanto Claire também se sente conectada a Alex. Quais serão as repercussões disso? Estrelado por Juliette Binoche e dirigido por Safy Nebbou, tem Julie Peyr no time de roteiristas.
“Rainha de Copas” – [Dronningen, Dinamarca/Suécia, 2019]
Anne (Trine Dyrholm) é uma brilhante advogada especializada em crianças e jovens, que parece ter a família perfeita. Quando seu distante enteado adolescente, Gustav (Gustav Lindh), vai morar com eles, o crescente desejo de Anne ameaça destruir seu mundo. Roteiro de Maren Louise Käehne e May el-Toukhy, que também assina a direção.
“Tsé” – [Brasil, 2019]
Quando tinha 14 anos, a judia polonesa Tsecha Szpigel, Tsé, foi atirada pela janela de um trem em movimento pela própria mãe. O motivo: salvá-la, já que o trem estava a caminho do campo de extermínio nazista de Sobibor. Anos mais tarde, Tsé veio para o Brasil. O documentário relata a sua saga sob o olhar de seu neto, Fábio Kow, diretor do filme.
Observação: alguns filmes não estreiam em todas as praças. Consulte a programação da sua cidade.