Pela primeira vez, três diretoras concorrem ao Oscar de melhor filme

Pela primeira vez na história do Oscar, três longas-metragens dirigidos por mulheres vão concorrer ao prêmio de melhor filme. Neste ano, Anatomia de uma Queda, de Justine Triet, Barbie, de Greta Gerwig, e Vidas Passadas, de Celine Song, estão entre os dez indicados na categoria, a mais importante da premiação. Triet, no entanto, é a única mulher indicada ao Oscar de direção

Leia também: Justine Triet é a única mulher indicada ao Oscar de direção
Saiba mais: Veja todas as mulheres que já disputaram o Oscar de melhor filme
Apoie: Seja apoiador do Mulher no Cinema e acesse conteúdo exclusivo

Os demais longas-metragens indicados ao Oscar 2024 de melhor filme são American Fiction, de Cord Jefferson; Os Rejeitados, de Alexander Payne; Assassinos da Lua das Flores, de Martin Scorsese; Maestro, de Bradley Cooper; Oppenheimer, de Christopher Nolan; Pobres Criaturas, de Yorgos Lanthimos; e Zona de Interesse, de Jonathan Glazer. Assista ao anúncio das indicações ao Oscar 2024 (em inglês):

Seis dos dez filmes incluem mulheres entre os produtores, que são os profissionais reconhecidos na categoria. Os que não incluem são American Fiction, Os Rejeitados, Assassinos da Lua das Flores e Zona de Interesse.

As produtoras indicadas são Marie-Ange Luciani (Anatomia de uma Queda), Margot Robbie e Robbie Brenner (Barbie), Amy Durning e Kristie Macosko Krieger (Maestro), Emma Thomas (Oppenheimer), Christine Vachon e Pamela Koffler (Vidas Passadas) e Emma Stone (Pobres Criaturas). 

Com as três indicações, anunciadas nesta terça-feira (23), subiu para 22 o número de filmes dirigidos por mulheres que já disputaram a principal estatueta. Até hoje, apenas três foram premiados: Guerra ao Terror (2008), de Kathryn Bigelow; Nomadland (2020), de Chloé Zhao; e No Ritmo do Coração (2021), de Sian Heder.

Além da edição de 2024 do Oscar, apenas as de 2010, 2011, 2021 e 2022 tiveram mais de um longa dirigido por mulher entre os concorrentes a melhor filme. O número de obras indicada na categoria variou ao longo da história: durante um período longo (entre 1945 e 2009), foram cinco; de 2009 a 2022, entre oito e dez; e em 2022, oficialmente dez. A entrega do Oscar 2024 será em 10 de março.

Mais sobre o Oscar 2024:
Thelma Schoonmaker bate recorde de indicações ao Oscar de montagem
Maite Alberdi recebe segunda indicação ao Oscar de melhor documentário

+ Pelo terceiro ano, só homens disputam Oscar de filme internacional
Veja todas as mulheres que já disputaram o Oscar de direção
Conheça todas as mulheres que já disputaram o Oscar de melhor filme
+ Veja todas as mulheres que já concorreram ao Oscar de filme internacional

Top