“Hamnet” é único longa dirigido por mulher na disputa por Oscar de melhor filme

Apenas um longa-metragem dirigido por uma mulher está entre os dez indicados ao Oscar de melhor filme em 2026. Trata-se de Hamnet – A Vida Antes de Hamlet, da cineasta chinesa Chloé Zhao, que neste ano também é a única mulher entre os cinco concorrentes ao prêmio de direção.

Leia também: Chloé Zhao é única mulher indicada ao Oscar de direção
Leia também: 10 filmes para conhecer a carreira de Jessie Buckley
Apoie: Seja apoiador do Mulher no Cinema e tenha acesso a conteúdo exclusivo

Este é o sétimo ano consecutivo em que ao menos um filme dirigido por mulher concorre à estatueta principal. A maior presença feminina na categoria ocorreu em 2024, quando três longas de diretoras estavam entre os dez indicados.

Em cartaz nos cinemas, Hamnet é o quinto longa-metragem de Zhao, que venceu o Oscar de melhor filme e melhor direção com Nomadland, em 2021. O filme é baseado no romance de Maggie O’Farrell, uma ficção histórica sobre o relacionamento de Agnes e William Shakespeare e o impacto da morte do filho do casal, Hamnet, aos 11 anos.

Zhao e O’Farrell foram indicadas ao Oscar de melhor roteiro adaptado, e o longa também concorre aos troféus de melhor atriz (Jessie Buckley), figurino (Malgosia Turzanska), direção de arte (Fiona Crombie e Alice Felton), trilha sonora (Max Richter) e direção de elenco (Nina Gold).

Com a indicação de Hamnet, subiu para 24 o número de longas dirigidos por mulheres que já disputaram o Oscar de melhor filme. Até hoje, apenas três foram premiados: Guerra ao Terror (2008), de Kathryn Bigelow; No Ritmo do Coração (2021), de Sian Heder; e o já citado Nomadland.

Além da edição de 2024, apenas as de 2010, 2011, 2021 e 2022 tiveram mais de um longa dirigido por mulher entre os concorrentes a melhor filme. O número de obras indicadas na categoria variou ao longo da história: durante um período longo (entre 1945 e 2009), foram cinco; de 2009 a 2022, entre oito e dez; e desde 2022, oficialmente dez. A entrega do Oscar será em 15 de março.

*

Mais sobre o Oscar 2026:
+ Com O Agente Secreto, Emilie Lesclaux disputa Oscar de melhor filme
+ Autumn Durald Arkapaw é quarta mulher indicada a direção de fotografia
+ Ruth E. Carter torna-se a mulher negra com mais indicações ao Oscar
+ Pela primeira vez, equipe só de mulheres disputa Oscar de melhor som
+ A Voz de Hind Rajab é indicado ao Oscar de filme internacional
+ Conheça todos os longas dirigidos por mulheres que disputaram melhor filme
+ Conheça todas as mulheres que venceram ou disputaram o Oscar de direção
+ Conheça todas as diretoras que concorreram a filme internacional

Top