Alice Rohrwacher ganha prêmio de melhor roteiro em Cannes

A italiana Alice Rohrwacher ganhou o prêmio de melhor roteiro na edição deste ano do Festival de Cannes, encerrada neste sábado (19). Lazzaro Felice, do qual também é diretora, foi premiado pelo júri presidido por Cate Blanchett e dividiu o troféu com 3 Faces, de Jafar Panahi. Os direitos de distribuição foram comprados pela Netflix.

Cannes 2018: Veja a lista com todas as mulheres premiadas nesta edição
Leia também: Nadine Labaki ganha Prêmio do Júri no Festival de Cannes
Vídeo: 
Em forte discurso, Asia Argento destaca papel de Cannes no caso Harvey Weinstein 
Saiba mais: Filme de diretora brasileira leva prêmio do júri na mostra Um Certo Olhar

Lazzaro Felice narra o encontro e amizade entre dois jovens: o camponês Lazzaro e o nobre Tancredi. Este é o terceiro filme de Rohrwacher a ser exibido no Festival de Cannes, depois de Corpo Celeste (2011), sua estreia no longa-metragem, e de As Maravilhas (2014), exibido em competição e ganhador do Grande Prêmio.

O filme estava entre os mais cotados para a Palma de Ouro, que ficou para Shoplifters, de Hirokazu Kore-eda. Com isso, O Piano (1993), da neozelandesa Jane Campion, continua sendo o único filme dirigido por mulher a ganhar o principal troféu de Cannes. Dos três longas com direção feminina que concorriam neste ano, dois foram premiados: além de Lazzaro Felice, o libanês Capharnaüm, de Nadine Labaki, recebeu o Prêmio do Júri.

Apesar de a Palma de Ouro não ter sido concedida a uma diretora, esta edição do festival foi certamente marcada pelo debate sobre igualdade de gênero. Logo nos primeiros dias, o júri de maioria feminina e presidido por uma mulher pela 12ª vez em 71 edições foi a principal notícia, seguida pelo acordo de distribuição milionário em torno do thriller 355, produzido por Jessica Chastain e estrelado por ela, Marion Cotillard, Penélope Cruz, Lupita Nyong’o e Fan Bingbing. Apresentado a compradores em Cannes, o longa foi muito disputado e finalmente vendido para a Universal por US$ 20 milhões.

A imagem mais marcante do festival, porém, foi a da manifestação de 82 mulheres nos degraus do Théâtre Debussy, simbolizando o número de filmes dirigidos por mulheres que concorreram à Palma de Ouro em toda a história do festival. Em discurso conjunto, Blanchett e a diretora belga Agnès Varda divulgaram os alarmantes números da participação feminina em Cannes e exigiram salários e oportunidades iguais, além de ambientes de trabalho seguros.

Ao protesto se seguiu um evento no qual diretores artísticos do Festival de Cannes assinaram compromisso por maior transparência e igualdade de gênero; e uma nova reunião de mulheres nos degraus do teatro, desta vez 16 atrizes negras que lançaram o livro Noire n’est pas mon métierno qual falam sobre a experiência de trabalhar no cinema francês. Até episódios mais ligados à moda – a decisão de Blanchett de repetir um vestido usado no Globo de Ouro, os pés descalços de Kristen Stewart no tapete vermelho – reforçaram a sensação de que Cannes 2018 foi das mulheres.

Na premiação, o maior destaque foi o discurso da atriz italiana Asia Argento: antes de entregar o troféu de melhor atriz, ela ressaltou que o festival serviu de palco para casos de assédio e abuso sexual cometidos pelo produtor Harvey Weinstein.

“Em 1997, fui estuprada por Harvey Weinstein em Cannes. Eu tinha 21 anos. Este festival era seu lugar de caça”, afirmou a atriz. “Sentados entre vocês, há aqueles que ainda precisam responder pela forma como se conduzem com as mulheres. Vocês sabem quem são. E o que é mais importante: nós sabemos quem vocês são.”


Luísa Pécora é jornalista e criadora do Mulher no Cinema

*

Mais sobre o Festival de Cannes 2018:
Alice Rohrwacher ganha prêmio de roteiro com Lazzaro Felice
Agnès Varda e Cate Blanchett lideram protesto de 82 mulheres em Cannes
Veja o discurso de Agnès Varda e Cate Blanchett em Cannes – com tradução
Atrizes negras fazem ato no tapete vermelho do Festival de Cannes
Leia entrevista com Renée Nader Messora, diretora de Chuva É Cantoria na Aldeia dos Mortos

Dados sobre a participação das mulheres em Cannes:
Os principais prêmios recebidos por mulheres na história de Cannes
Os filmes dirigidos por mulheres que já concorreram à Palma de Ouro
Os filmes protagonizados por mulheres que ganharam a Palma de Ouro
+ As mulheres que já presidiram o júri do Festival de Cannes

Deixe um comentário

Top